Qual o tamanho ideal do BNDES?

O pedido de demissão de Joaquim Levy do BNDES suscitou uma nova onda de discussões em torno do tamanho ideal do banco no mercado de crédito brasileiro. De forma a dar números à discussão, atualizo abaixo como andas a participação do banco no estoque total de crédito.


library(BETS)
library(ggplot2)
library(forecast)
library(png)
library(grid)
library(gridExtra)

total = BETSget(20539, from='2007-03-01')
bndes_pj = BETSget(20604)
bndes_pf = BETSget(20616)
bndes = bndes_pf+bndes_pj

img = readPNG('logo.png')
g = rasterGrob(img, interpolate=TRUE)

autoplot(bndes/total*100)+
geom_line(size=.8)+
scale_x_discrete(limits=2007:2019)+
labs(x='', y='%',
title='Participação do BNDES no Crédito Total',
caption='Fonte: analisemacro.com.br com dados do BCB')+
theme(panel.background = element_rect(fill='#acc8d4',
colour='#acc8d4'),
plot.background = element_rect(fill='#8abbd0'),
axis.line = element_line(colour='black',
linetype = 'dashed'),
axis.line.x.bottom = element_line(colour='black'),
panel.grid.major = element_blank(),
panel.grid.minor = element_blank(),
legend.position = 'bottom',
legend.background = element_rect((fill='#acc8d4')),
legend.key = element_rect(fill='#acc8d4',
colour='#acc8d4'),
plot.margin=margin(5,5,15,5))+
annotation_custom(g,
xmin=2007.3,
xmax=2009.3,
ymin=18, ymax=22)

E abaixo o gráfico...

Como se pode ver pelo gráfico, a participação do banco no estoque de crédito total tem caído nos últimos anos. Os desembolsos da instituição, por suposto, vêm diminuindo consideravelmente.

É saudável que isso ocorra, diga-se. Um banco de fomento como o BNDES não deve financiar grandes empresas que possuem acesso ao mercado privado e mesmo ao mercado externo. O foco do BNDES deve ser atuar onde claramente o retorno social é maior do que o retorno privado.

Destacaria o financiamento de projetos de inovação realizados em pequenas empresas, o microcrédito e investimentos em saneamento básico. Além disso, dada a expertise acumulada pelo corpo técnico do banco, poderia ser uma peça-chave para destravar o processo de privatização.

O redimensionamento do banco, contudo, não é uma tarefa simples. Dado o gigantismo alcançado pela instituição, sua redução tem impactos consideráveis sobre o próprio mercado de crédito e, com efeito, sobre a economia brasileira. Além disso, há um lobby estabelecido, seja dentro ou fora do banco, que não quer que o jeito de obter crédito mude no país.

Tudo isso dito, é difícil saber ao certo qual o tamanho ideal do BNDES no mercado de crédito. Não existe um número mágico para isso. Certamente, contudo, ele é bem menor do que o atual. E é saudável que continue caindo...

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.