Informalidade domina geração de vagas na PNAD Contínua

Nos últimos posts nesse espaço, tenho escrito sobre o mercado de trabalho. Como notei, a geração de vagas na PNAD Contínua tem sido majoritariamente nas categorias sem carteira e por conta própria. As contratações com carteira assinada, por seu turno, têm recuado nos últimos meses. É possível, a propósito, mostrar isso graficamente através de um gráfico de barras empilhado, decompondo a variação interanual da população ocupada pelas suas diferentes categorias. Abaixo, um exemplo usando o pacote ggplot2 do R.

Como é possível ver, as barras verde e vermelha, que representam conta própria e sem carteira, respectivamente, são justamente as que têm dominado a geração de vagas, na variação interanual. Em outras palavras, as vagas que estão sendo geradas são majoritariamente informais.

_________________

O código completo que gerou o gráfico estará disponível amanhã no Clube do Código na seção Comentário de Conjuntura.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise regional do mercado de trabalho com dados do CAGED usando Python

Os microdados dos CAGED fornecem informações detalhadas a nível de cidade, sexo, raça, nível de instrução, idade, salário e outras sobre os trabalhadores formais do Brasil, possibilitando ricas análises regionais de dados. Neste artigo mostramos como acessar, processar e analisar estes dados utilizando o Python.

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.