CAGED mostra firme recuperação no mercado de trabalho

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia, mostra o fluxo de contratos formais. A boa notícia é que a pesquisa teve resultado positivo pelo sétimo mês consecutivo, já feito o ajuste sazonal. Nos últimos 12 meses, o CAGED com ajuste sazonal manteve média mensal de 40 mil contratações líquidas. O resultado, como mostra o gráfico abaixo, está espalhado pela maior parte dos setores da economia.

Como mostrei em exercício recente do Clube do Código, nos próximos meses deveremos ver uma contaminação dos bons resultados do CAGED sobre a PNAD Contínua, uma pesquisa mais ampla que envolve medidas de estoque no mercado de trabalho.

________________

(*) Script completo de análise do CAGED está disponível no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.