Retomada está sendo liderada pela iniciativa privada

O IBGE divulgou hoje pela manhã os resultados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao terceiro trimestre. O PIB teve alta de 0,6% em relação ao 2º tri, número levemente superior à expectativa que era de 0,5%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2018, houve avanço de 1,2%. Ao abrir o PIB pelo lado da oferta, observa-se que houve crescimento nos três grandes setores, com destaque para a agropecuária, que cresceu 1,3% na margem. Os serviços, que têm o maior peso, cresceram 0,4% na margem. Pelo lado da demanda, o destaque foi o crescimento na margem de 2% na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). A tabela abaixo, resume.

Variação dos Componentes do PIB (%)
Margem Trimestral Anual 2 anos
Agro 1,3 2,1 2,0 3,5
Ind 0,8 1,0 -0,0 1,2
Serv 0,4 1,0 1,1 2,9
PIB 0,6 1,2 1,0 2,6
Consumo 0,8 1,9 1,7 4,3
Governo -0,4 -1,4 -0,8 -0,1
FBCF 2,0 2,9 3,0 7,3
Exportação -2,8 -5,5 1,3 4,5
Importação 2,9 2,2 2,4 12,3

O resultado na margem mostra uma pequena aceleração na taxa de crescimento do PIB, se comparado com os resultados anteriores. O crescimento anualizado no terceiro trimestre está em 2,4%. O gráfico abaixo ilustra.


O resultado interanual, por seu turno, mostra um resultado em linha com uma recuperação em torno de 1%. Nessa métrica, houve também uma recuperação da taxa de crescimento. O gráfico a seguir ilustra.

A seguir, investigamos os componentes do PIB. Para começar, abrimos o destaque do terceiro trimestre, a FBCF.

Importante lembrar que dada a mudança contábil na importação de plataformas de petróleo, feita no terceiro trimestre de 2018, a base de comparação é um pouco mais elevada, o que torna o resultado de 2,9% bastante robusto. A recuperação da FBCF, diga-se, abriu uma "boca de jacaré" em relação à poupança, como pode ser visto abaixo.

O outro destaque positivo pelo lado da demanda foi o Consumo das Famílias, que cresceu 0,8% na margem e 1,9% na comparação interanual, refletindo melhores condições de crédito e renda. Os gráficos abaixo ilustram.

Os dados mais robustos do mercado de trabalho, como aumento da massa salarial, indicam que o Consumo das Famílias deve continuar se recuperando no último trimestre do ano. O resultado do 3º tri, por suposto, deixa claro uma mudança importante na composição do crescimento. Enquanto Consumo das Famílias e FBCF apresentam recuperação, houve uma inflexão no Consumo do Governo, como ilustram os gráficos abaixo.

Significa dizer que a retomada do crescimento está sendo liderada pela iniciativa privada. Justamente por isso, há uma lentidão acima do normal na recuperação em curso. O gráfico abaixo ilustra o PIB  em nível, mostrando que voltamos ao patamar de 2015.

Em resumo, os dados do PIB surpreenderam positivamente, com uma distribuição saudável de crescimento por parte da demanda. No lado da oferta, ainda espera-se dos Serviços e da Indústria uma recuperação um pouco mais forte. A ver.

________________________

(*) As Contas Nacionais Trimestrais contam com script automático de coleta, tratamento e análise dos dados no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.