O preço do arroz explodiu?

Um dos motivos de eu ter me afastado do debate público no Brasil é que ele é bizarramente viesado e com uma ausência gritante de análise de dados. Mais vale a opinião de quem nunca estudou economia do que a análise série das bases de dados disponíveis. E praticamente toda semana tem um exemplo dessa (triste) realidade. A polêmica atual é o preço do arroz: será que ele explodiu mesmo?

Para ver isso, podemos acessar a variação do preço do arroz para o consumidor final, que pode ser captada dentro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o famoso IPCA. O IPCA é composto (atualmente) por 377 subitens, dentre eles o arroz, que está no subgrupo Alimentação no Domicílio, que por sua vez pertence ao grupo Alimentação e Bebidas - caso você não faça ideia do que eu estou falando, considere fazer nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Uma vez definido que queremos ver o comportamento da variação do preço do arroz ao longo do tempo, podemos pegar os dados no SIDRA/IBGE. Para isso, podemos usar o pacote sidrar e importar os dados diretamente para o RStudio. A seguir, o início do script que eu montei para pegar apenas os dados do subitem arroz. Observe que há três séries, de acordo com a POF a que faz referência a série.


###############################################################
###### Evolução do preço do arroz ao longo do tempo ###########
###############################################################

library(tidyverse)
library(sidrar)
library(tstools)

serie01 = get_sidra(api = '/t/2938/n1/all/v/63/p/all/c315/7173/d/v63%202')$Valor
serie02 = get_sidra(api= '/t/1419/n1/all/v/63/p/all/c315/7173/d/v63%202')$Valor
serie03 = get_sidra(api='/t/7060/n1/all/v/63/p/all/c315/7173/d/v63%202')$Valor

Uma vez que os dados foram coletados, nós podemos criar um tibble colocando todas as séries juntas, adicionando um vetor de datas para poder gerar os gráficos e também uma nova série com a variação acumulada em 12 meses.


dates = seq(as.Date('2006-07-01'), as.Date('2020-08-01'), by='1 month')

data = tibble(date = dates,
var_mensal = c(serie01, serie02, serie03),
var_12m = acum_p(var_mensal, 12))

data_long =
data %>%
gather(metrica, valor, -date)

Uma vez que os dados estejam devidamente coletados e tratados, nós podemos visualizar os mesmos em dois gráficos. Um que expressa a variação mensal do preço do arroz e outro que expressa a variação acumulada em 12 meses.

Estamos pegando dados desde julho de 2006 e eu não sei você, mas eu não vejo nada de anormal com o que está acontecendo atualmente...

____________________

(*) Para ter acesso aos códigos dos nossos posts, exercícios e demais conteúdos exclusivos, assine nossa lista VIP aqui.

(**) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.