Rent-seeking ou a famosa "boquinha": abrindo o debate para o ano que vem.

Motivado pelas manifestações de junho eu fiz uma pequena indicação de leitura aqui, sobre a Agenda Perdida, organizada pelo economista Marcos Lisboa. A demanda por melhores serviços públicos, principalmente saúde e educação, nesses protestos se confundia com coisas difusas como "passe livre" em transportes públicos. Se queremos melhorar o Brasil, é preciso primeiro entender os fundamentos por trás dos atuais problemas. O passe livre, a meu ver, é uma grande confusão sobre como deve ser essa mudança: apesar de ser sedutora à primeira vista. Para minha grata surpresa, nesse mês de julho, começou um movimento (mesmo que ainda incipiente) entre economistas de grande envergadura sobre esses tais fundamentos.

Talvez o pilar desse debate seja o paper (em versão preliminar) que está circulando pela blogosfera titulado Democracy and Growth in Brazil, escrito pelo Marcos Lisboa (de novo, ele!) e pela Zeina Latif. O texto chama atenção para o rentismo presente na sociedade brasileira, isto é, a busca por algum tipo de benefício junto ao Estado, ao invés da produção de riqueza. Algo que está intimamente relacionado ao projeto nacional-desenvolvimentista, que, infelizmente, voltou à moda nos últimos anos - e que venho criticando nesse espaço.

Lisboa e Latif, após discorrerem sobre a presença do rent-seeking no país, abrem o espaço para as propostas que devem fazer parte dessa "nova agenda":

"We conclude by proposing two institutional reforms in order to challenge rent-seeking mechanisms and providing a more democratic deliberation of privilege concessions by government. First, we propose a government agency responsible for accounting proposals and outcomes of every public policy. Transparency and accountability are essential to provide democratic tools to allow society to decide upon government interventions. Our second proposal is that every government intervention should be fully accounted in budget. It seems a simple proposal, but given the extent of rent-seeking mechanisms in Brazil, it is far from being a modest one".

Vale a leitura! E espero que seja apenas o início de boas propostas para resolvermos os problemas do país. E, claro, que essas propostas entrem nos programas de governo dos presidenciáveis no próximo ano. O paper em versão preliminar está disponível aqui. Um podcast da Rio Bravo com os autores pode ser conferido aqui. Uma resenha do Mansueto Almeida sobre o texto aqui.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.