Relatório AM #7 - Núcleos de inflação

No nosso Relatório AM de hoje, vamos comentar um pouco sobre o cenário atual da produção industrial, e também discutir a trajetória do IPCA-15. Abaixo, apresentamos a variação mensal da produção industrial, separada em 3 fatores: indústria geral, extrativa e de transformação.

Podemos ver que a indústria geral terminou o ano passado em crescimento, porém passou por uma estagnação desde então. Isso pode ser explicado por diversos fatores, porém dois que podemos destacar aqui são as novas medidas de restrição impostas com a onda de casos entre fevereiro e março, e a escalada dos preços de commodities e insumos da produção industrial. Esse segundo efeito se apresenta na separação das indústrias: enquanto a extrativista tem aumento de produção, incentivado pelos preços de seus produtos, a de transformação tem queda, pois incorre em custos mais altos. Apesar disso, as indústrias de transformação têm variação acumulada positiva, enquanto a extrativa negativa, pois já estava em queda forte antes do começo da pandemia:

 

O resultado agregado é então de que temos uma variação interanual extremamente positiva para a indústria de transformação, e razoável para a extrativa, porém apenas a primeira apresenta crescimento real.

Para finalizar, mostramos abaixo o nível atual da inflação IPCA-15, com observações do mês de junho. Como podemos ver, a inflação ainda está sofrendo pressão para cima, continuando persistentemente acima da meta.

________________________

(*) Para entender mais sobre inflação e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.