Relatório AM #11 - IGP-M

O IGP-M, índice divulgado mensalmente pela FGV, é um importante indicador da inflação no país, pois também captura a inflação por parte da oferta, causada por pressões nos insumos da indústria. Como podemos ver abaixo, o IGP e suas desagregações estão tendo uma forte pressão desde o ano passado:

Os índices IGP são compostos por 3 sub-índices: o Índice de Preços por Atacado (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice de Preços de Custo da Construção civil (INCC). O IGP-M dá a cada sub-índice pesos 0.6, 0.3 e 0.1, respectivamente. Nos gráficos acima, vemos que o IPC está em valores alinhados com o IPCA atual, e, como o INCC tem o menor peso, a alta do IGP deve ser explicada pela variação no IPA. De fato, podemos ver a abaixo que tal índice se descolou fortemente do IPCA nos últimos meses:

O que explica tais resultados? Há diversos fatores em pauta, como a escalada do câmbio no final do ano passado (que parece ter se estabilizado mais recentemente), aumentando o custo de empresas que dependem de importação de insumos, e o próprio aumento do valor de commodities, fatores essenciais para as diversas cadeias de produção.

________________________

(*) Para entender mais sobre inflação e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

Análise regional do mercado de trabalho com dados do CAGED usando Python

Os microdados dos CAGED fornecem informações detalhadas a nível de cidade, sexo, raça, nível de instrução, idade, salário e outras sobre os trabalhadores formais do Brasil, possibilitando ricas análises regionais de dados. Neste artigo mostramos como acessar, processar e analisar estes dados utilizando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.