Relatório #20 - PMS e IBC-Br

No final dessa semana, são anunciados os valores da PMS e do IBC-Br referentes ao mês de agosto, completando as principais pesquisas sobre o nível de atividade da economia. A PMS é particularmente importante pois o setor de serviços teve alta variância durante a pandemia, e há grande expectativa sobre a manutenção de sua recuperação. Como podermos ver abaixo, após a queda causada pelas restrições do começo desse ano, houve uma trajetória de crescimento, porém ela já está diminuindo, indicando que estamos convergindo para um nível estável de comércio.

Podemos ver que, em comparação com as outras pesquisas, a PMS apresenta uma variação anual menor, indicando que a recuperação está atrasada para o setor de serviços. É importante notar, porém, que esse setor ficou abaixo dos valores anteriores por um período prolongado, o que explica seu vale mais profundo no começo de 2021.

Mudando o foco agora para o IBC-Br, que sai nessa sexta-feira, podemos ver no gráfico abaixo que a oferta da economia como um agregado já parece estar recuperada. Observando seu valor em nível, tanto os valores em nível como dessazonalizados aparentam estar levemente abaixo da tendência pré-pandemia, com a variação anual indicando que os impactos do lockdown de 2020 já foram superados pela recuperação que ocorreu na segunda metade do ano.

________________________
(*) Para entender mais sobre nível de atividade econômica e análise de conjuntura, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.