Relatório #20 - PMS e IBC-Br

No final dessa semana, são anunciados os valores da PMS e do IBC-Br referentes ao mês de agosto, completando as principais pesquisas sobre o nível de atividade da economia. A PMS é particularmente importante pois o setor de serviços teve alta variância durante a pandemia, e há grande expectativa sobre a manutenção de sua recuperação. Como podermos ver abaixo, após a queda causada pelas restrições do começo desse ano, houve uma trajetória de crescimento, porém ela já está diminuindo, indicando que estamos convergindo para um nível estável de comércio.

Podemos ver que, em comparação com as outras pesquisas, a PMS apresenta uma variação anual menor, indicando que a recuperação está atrasada para o setor de serviços. É importante notar, porém, que esse setor ficou abaixo dos valores anteriores por um período prolongado, o que explica seu vale mais profundo no começo de 2021.

Mudando o foco agora para o IBC-Br, que sai nessa sexta-feira, podemos ver no gráfico abaixo que a oferta da economia como um agregado já parece estar recuperada. Observando seu valor em nível, tanto os valores em nível como dessazonalizados aparentam estar levemente abaixo da tendência pré-pandemia, com a variação anual indicando que os impactos do lockdown de 2020 já foram superados pela recuperação que ocorreu na segunda metade do ano.

________________________
(*) Para entender mais sobre nível de atividade econômica e análise de conjuntura, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.