No Relatório AM de hoje, iremos comentar sobre o IPCA-15. Esse indicador é um índice de preços que abrange o período do dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês de referência. O índice serve como uma boa prévia do resultado do IPCA "cheio", por possuírem características semelhantes, sendo importante o seu acompanhamento, como forma de prever os caminhos do IPCA.
A variação mensal do IPCA-15 nos mês de setembro foi de 1,14% em relação ao mês anterior. Podemos ver no gráfico como a variação se comporta nos últimos meses, exibindo a alta.
Na variação acumulada em 12 meses, o IPCA-15 exibe uma variação de 10,05%. É notável como o IPCA-15 está muito acima dos limites de inflação instituídos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que se encontra em 3,75% neste ano.
O IPCA-15 demonstra também uma sazonalidade, como é possível observar no gráfico.
Podemos visualizar também o comportamento dos grupos do IPCA-15 ao longos dos meses.
Vemos como o grupo de alimentação e bebidas tem aumentado sua contribuição sobre o IPCA-15 nestes últimos meses, da mesma forma que impactou o índice no mesmo período do ano de 2020.
É notável também nos últimos meses a contribuição sobre o IPCA-15 pelo grupo de Transportes, causado principalmente pela persistência de preços da gasolina.
________________________
(*) Para entender mais sobre inflação e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.