20 anos de Plano Real

ipcaAntes de me recolher para o merecido descanso de Carnaval, não poderia deixar de escrever algumas poucas palavras sobre o tema. Ontem completaram 20 anos da implementação da Unidade Real de Valor (URV), o embrião do que meses depois seria a moeda Real. Para mim, que tenho a política monetária como linha de pesquisa, é uma data não apenas para comemorar, mas principalmente para refletir sobre o que acontece nesse campo, no Brasil. De fato, aquela pequena "revolução" que foi o Plano Real, em termos de boa aplicação da moderna teoria econômica, deveria ser objeto de bastante reflexão. Notadamente pelos atuais ocupantes do governo federal. O gráfico acima, que mostra a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não deve jamais sair de nossa memória. Infelizmente, nos tempos atuais, a inflação, essa patologia sem cura, ainda mostra resistência na economia brasileira. O descompasso entre crescimento da oferta e da demanda ainda é um problema grave no país, o que gera um processo inflacionário consistente. Para que, portanto, consigamos manter a inflação controlada e, assim, consolidar as ações definidas 20 anos atrás, nada mais inexorável do que aprovar reformas estruturais (política, judiciária, trabalhista, tributária...), objetivando retirar os gargalos que assolam o crescimento da oferta de bens e serviços no país.  Para quem quiser refletir um pouco sobre isso, deixo abaixo o discurso de Fernando Henrique Cardoso no Congresso, em comemoração aos 20 anos do Plano Real, bem como outras referências de outros blogs sobre o assunto. Bom feriado a todos!

 

 

Um depoimento pessoal de Roberto Ellery aqui e uma vídeo-aula bem bacana de Claudio Shikida aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.