As variáveis de crédito são de extrema importância para acompanhar a concessão de crédito no país, de forma que seja possível analisar o consumo das famílias e os investimentos das empresas. Quando se analisa essa dinâmica através das operações que ocorrem dentro do Mercado de Crédito, separa-se os empréstimos feitos por pessoas físicas e jurídicas, além das instituições que a concedem. No Relatório AM de hoje, iremos analisar as operações de crédito no país.
Concessões mensais de crédito
Após uma recuperação no início do ano de 2021 e uma estagnação nos meses anteriores, vemos que há um avanço das concessões de crédito no mês de outubro.
PJ x PF
O aumento das concessões de crédito nos últimos meses advém de Pessoas Jurídicas. Por outro lado, as Pessoas Físicas tem diminuído sua participação na contratação de crédito.
Direcionado x Livre
É possível visualizar que há uma queda no crédito direcionado, enquanto há um movimento contrário pelo lado do crédito livre.
Estoque de crédito
Após uma leve queda, o estoque de crédito em relação ao PIB tem aumentado nos últimos meses.
Estoque de crédito - Privado x Público
Em relação ao crédito público e privado, vemos que há ainda uma queda por parte do público, enquanto o crédito privado tem continuadamente elevando sua fatia em relação ao total.
Taxas de Juros
Em relação as taxas médias de juros, vemos que há o aumento na margem, explicada pelo aumento do juros básicos da economia. Pelos últimos movimentos do Banco Central, ainda é esperado que tenha mais variações positivas nas taxas.
________________________
(*) Para entender mais sobre análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.
________________________