Python e Finanças: relação de risco e retorno

A utilização de linguagens de programação tem permitido o uso mais frequente de cálculos complexos para o mundo das finanças, de forma simples e rápida. O Python é uma dessas linguagens, e tem encabeçado essa mudança do mundo quantitativo. No post de hoje, mostraremos o poder do Python ao realizar o cálculo da relação de risco e retorno de uma carteira de ações teóricas, bem como realizar a simulação de 200 carteiras com pesos diferentes, obtendo um gráfico de conjunto de oportunidades.

A partir de três métricas, sendo elas a média, a variância, além de uma matriz de covariância, construiremos as possíveis combinações da relação de risco x retorno de uma carteira dos ativos contendo três ações. O método aqui utilizado é bastante conhecido, sendo parte da Teoria de Carteiras. Esse método é útil para buscarmos o melhor cenário de combinações de pesos que entregam valores de retornos e risco que o investidor deseje.

Vamos seguir para o nosso código.

# Importa as bibliotecas
import numpy as np
import pandas as pd
import matplotlib.pyplot as plt
import pandas_datareader.data as web
import seaborn as sns
!pip install yfinance --upgrade --no-cache-dir
import yfinance as yf
yf.pdr_override()
Para calcular a relação entre risco e retorno, devemos definir quais dados devemos utilizar. A partir do preço de fechamento, calculamos os retornos de cada ativo financeiros, devido suas propriedades estatísticas. Com o retorno em mãos, calculamos a matriz de covariância, de forma que possamos entender a relação dos ativos da carteira.
# Importa os preços de fechamento
prices = web.get_data_yahoo(['ITUB4.SA', 'B3SA3.SA', 'VALE3.SA'],
                                start = '2013-01-01')['Close']
# Retira dados faltantes
prices = prices.dropna()

# Plota os preços de fechamento
sns.set()
prices.plot(subplots = True, figsize = (22, 8))

Escolhemos três ativos sem critério algum, com dados diários desde 2013 até o dia atual (14/03/2022). Visualizamos o preço de fechamento de cada ativo acima. Como vemos, os preço são similares a um passeio aleatório, portanto, não seria interessante trabalharmos com eles. Por isso, devemos realizar uma transformação, utilizando os retornos dos preços, que na prática, é uma transformação através de uma diferenciação.

Após a transformação para retornos diários, realizamos mais dois cálculos: a média dos retornos, que será aqui utilizada como o retorno esperado de cada ativo, e a matriz de covariância dos retornos, para entender a associação linear entre os ativos e entender o ponto de diversificação entre eles.

# Tamanho das colunas (número de ativos)
n = len(prices.columns)

# Calcula os retornos
returns = prices/prices.shift(1)-1

# Retira os dados faltantes
returns = returns.dropna()

# Calcula a média (retorno esperado)
mi = returns.mean()

# Calcula a covariância
sigma = returns.cov()
Como possuímos mais ativos na carteira, seria interessante calculá-los todos em conjunto, ao invés de individualmente. Para o retorno esperado, calculamos como a soma dos pesos multiplicados pelo retorno esperado de cada ativo. Para o desvio padrão da carteira, calculamos como a variância de cada ativo ponderado pelos seus respectivos pesos, e considerando a associação linear de cada ativo entre si (covariância) de forma que possamos obter uma forma de calcular a diversificação da carteira. Definimos o vetor de pesos da nossas carteira, seguindo a ordenação de cada ativo no data frame.
# Define os pesos aleatórios para os ativos
w = np.array([0.4, 0.2, 0.3])

# Calcula o retono esperado da carteira
retorno = np.sum(w*mi)

# Calcula os desvio padrão (risco) da carteira
risco = np.sqrt(np.dot(w.T, np.dot(sigma, w)))

Para criarmos o conjunto de oportunidades, isto é, as diversas carteiras teóricas que podem ser obtidas pela combinação de n pesos dos ativos, criamos um for loop com 200 simulações.

# Cria listas vazias
vet_R = []
vet_Vol = []
# Realiza a simulação de 200 carteiras com pesos diferentes
for i in range(200):
    # --------------- pesos dos ativos ---------------- #
    w = np.random.random(n)
    w = w/np.sum(w)
    # ---------------- Retorno e Risco ---------------- #
    retorno = np.sum(w*mi)
    risco = np.sqrt(np.dot(w.T, np.dot(sigma, w)))<
    # ------------------------------------------------- #
    vet_R.append(retorno)
    vet_Vol.append(risco)

# Plota
sns.set()
plt.figure(figsize=(20, 8))
plt.plot(vet_Vol, vet_R, 'ok')
plt.ylabel('Retorno Esperado')
plt.xlabel('Volatilidade Esperada (Risco)')
plt.title('Relação Risco x Retorno da carteira')

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.