Evolução dos preços de combustíveis no Brasil

No Comentário de Conjuntura da semana passada, chamei atenção para a relação entre o preço do petróleo no mercado internacional e o preço da gasolina aqui no Brasil. Em particular, mostrei que as séries de petróleo, seja o tipo Brent, seja o WTI, são séries bastante voláteis ao longo do tempo. Dada a paridade adotada pela Petrobras desde 2016, ocorre uma correlação que implica em causalidade na relação entre esses preços.

Nesse Comentário, contudo, gostaria de mostrar a evolução dos preços de combustíveis como um todo, já que não nos parece que exista um aumento particular apenas para a gasolina.

Os dados de combustíveis são agregados e disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Existe uma divulgação semanal e outra mensal sobre o preço da gasolina, diesel, GNV, GLP, etanol e suas variações.

O código que coleta e trata esses dados diretamente da ANP está disponível para os Membros do Clube AM. O tratamento envolve, basicamente, deflacionar esses preços, dado que os mesmos estão disponíveis nominalmente. Para esse exercício, utilizamos o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), coletado no SIDRA/IBGE.

Uma vez cumprida essas etapas, podemos construir um gráfico como abaixo.

A análise dessa base de dados tratada nos permite dizer que houve um choque pós-pandemia bastante forte nos preços de todos os combustíveis. Em particular, salta aos olhos a evolução do GLP, cujo efeito é direto sobre as famílias mais pobres.

Por óbvio, essa é uma base de dados que exibe uma correlação bastante alta e positiva entre os seus elementos, como mostra o gráfico acima. É surpreendente, porém, que os combustíveis que mais afetam os mais pobres, como o GNV e o óleo diesel, sejam relegados a segundo plano, seja por analistas, seja pela imprensa.

_______________________

(*) Conheça nosso Curso de Análise de Conjuntura e aprenda a coletar, tratar e visualizar dados macroeonômicos.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.