Análise de Dados da Inflação utilizando o Python

A inflação é conhecida como o termo que representa a taxa de crescimento do nível geral de preços entre dois períodos distintos. No Brasil, o indicador que consolidou-se como o principal índice de preços é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE e amplamente utilizado pela autoridade monetária como referência para realizar o controle da inflação. No post de hoje, mostraremos como podemos realizar a importação dos dados do IPCA e visualizar como forma de obter um análise.

O IPCA é divulgado mensalmente pelo IBGE, portanto, podemos importar diretamente do SIDRA os dados do indicador utilizando a biblioteca {sidrapy}. Primeiro, iremos buscar a série que diz respeito a variação mensal, acumulada em 3 meses, acumulada em 6 meses, acumulada em 12 meses e acumulado no ano, que diz respeito a tabela 1737.

Em um segundo momento, buscaremos a série de pesos e variação de cada grupo do IPCA, e veremos a contribuição de cada grupo sobre o IPCA, através da tabela 7060.

Para importar as séries com a função get_table do {sidrapy}, buscamos a API das tabelas, com os parâmetros configurados, de forma a obter os códigos. Ensinamos este processo em um post anterior: Coletando dados do SIDRA com o Python.

Variações do IPCA: tabela 1737



 

IPCA Contribuição por grupo: tabela 7060



Quer saber mais?

Veja nossos cursos de Macroeconomia através da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.