Analisando dados da Pesquisa Mensal de Serviços com o Python

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM) é um dos principais indicadores de acompanhamento do setor de serviços no Brasil, e é extremamente útil para entender o comportamento conjuntural da economia do país. No post de hoje, mostramos como é possível utilizar o Python para criar uma breve análise do indicador.

O indicador pode ser buscado através do Sidra, repositório de acesso de dados das pesquisas realizados pelo IBGE. É extremamente fácil de realizar a importação de dados do Sidra através do Python, no qual ensinamos todos os passos através do Clube AM, onde disponibilizamos o código e o vídeo comentado. Também ensinamos toda a teoria e prática da Análise da PMS no curso Análise de Conjuntura usando o R.

Abaixo, temos o gráfico da variação acumulada em 12 meses do indicador desde 2011, demonstrando os caminhos percorridos pelo Setor de Serviços. É visível a queda do indicador proporcionada pela pandemia de Coronavírus em 2020, e a subsequente recuperação, apesar da queda na ponta.

É possível criar diversos estilos de gráficos, computando a variação interanual, marginal e acumulada no ano. A devida coleta reprodutível também permite a criação de modelos de previsões totalmente automatizados.

________________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos de Macroeconomia através da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como choques inflacionários afetam a previsão da Selic?

Como mensurar a importância de choques na inflação sobre o erro de previsão da taxa de juros? Neste exercício quantificamos esta pergunta sob a ótica de um modelo VAR, usando dados recentes da macroeconomia brasileira. Especificamente, estimamos a decomposição da variância dos erros de previsão do modelo, analisando choques na inflação da gasolina e sua importância sobre a variância dos erros de previsão da taxa Selic.

Modelo de previsão para o preço da gasolina

Neste exercício exploramos os dados públicos sobre o preço da gasolina no Brasil, sua composição, evolução temporal, políticas associadas e, por fim, construímos um modelo simples de previsão. Com um modelo em mãos, o analista pode cenarizar o comportamento futuro da série da forma como preferir. Todos os procedimentos foram feitos usando a linguagem de programação Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.