Sexta-feira negra para a economia brasileira

Hoje saíram três indicadores que mostram como a economia brasileira está numa situação difícil. O IBC-Br, indicador de nível de atividade do Banco Central, apresentou queda em todas as métricas. No acumulado em 12 meses, mostra queda pelo sexto mês consecutivo. Apesar disso, dessa falta de ânimo da atividade, a inflação mostra vigor acima de qualquer expectativa. O IPCA-15 acusou variação de 0,99% em junho e de 8,8% no acumulado em 12 meses. Valores bem acima do esperado pelo mercado. Uma estagflação clássica que tem seus efeitos sobre o mercado de trabalho: o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do ministério do trabalho veio negativo em 115.599 postos de trabalho.

grafico1

Ao dessazonalizarmos o saldo do CAGED, observa-se que a queda foi ainda maior: de mais de 170 mil postos de trabalho.

grafico2

Uma outra forma de ver a situação ruim da economia brasileira é comparar os salários dos admitidos com os dos demitidos. Quanto menor a razão, menor o poder de barganha do trabalhador.

grafico3

Foi uma sexta-feira negra, leitor, com uma seleção completa de indicadores ruins da situação econômica do país... 🙁

Update: gráfico com a média móvel de 12 meses do saldo entre admitidos e demitidos dos diferentes setores da economia.

grafico4

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

Criando Tabelas com o Python: mostrando o poder da linguagem sobre o Excel

Nos dias atuais, pessoas que trabalham com dados estão constantemente confrontados com um dilema: criar uma tabela não tão genial no Excel ou manter em um formato ainda pior, como um dataframe, mas mantendo a flexibilidade de obtenção dos dados. Podemos resolver esse grande problema, unindo a flexibilidade e beleza ao usar a biblioteca great_tables do Python.

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.