Mais um Curso de R terminado e uma nota de agradecimento...

Ontem, encerrei mais um curso de Introdução ao R, dessa vez lá na CETIP, com um público bastante diferente do que estou acostumado: todos da área de TI. Nos últimos três meses, foram quatro turmas: três presenciais e uma a distância. Nosso curso de Introdução ao R, diferentemente dos disponíveis no mercado, tem uma "pegada" macro muito forte. Nossos exemplos são todos sobre séries macroeconômicas e as aulas são sempre bem dinâmicas e participativas, porque junto com os códigos de R, há o entendimento sobre os dados da economia brasileira. Isso, claro, acaba gerando bastante discussão e perguntas bem difíceis dos alunos. É bem cansativo combinar esses cursos com o meu trabalho do dia a dia, mas tem sido bastante prazeroso poder compartilhar com os alunos o dia a dia da análise de dados. E o mais importante: poder aprender [muito] com todos eles. Dito isto, gostaria de agradecer a todos os alunos que participaram dessas primeiras turmas. Eu me sinto bastante honrado em saber que as pessoas acreditaram no projeto e deram seu voto de confiança, matriculando-se em um dos nossos cursos. Espero ter cumprido o prometido e inserido mais de sessenta pessoas ao maravilhoso mundo do R. Nosso muito obrigado e até 2016!

cetip

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.