Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Introdução

Conforme o IBGE o "Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada". Portanto, se faz imperativo aprender a obter e analisar os dados e microdados da pesquisa.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

De fato, parece ser um desafio lidar com tamanha quantidade de dados, desde a importação, para a manipulação e produção de gráficos ou mapas. Felizmente, o processo pode ser facilitado por meio da linguagem de programação R, que facilita todo o processo. Parte do processo podemos dedicar ao pacote {censobr}, que permite obtermos facilmente dados do Censo.

Seja aluno da nossa formação Do Zero à Avaliação Prática de Política Públicas com a Linguagem R, e tenha acesso às aulas teóricas e práticas, com o código disponibilizado em R .

População residente (por município)

Realizando a importação dos dados usando {censobr} e {geobr}, é possível facilmente manipular e calcular novas variáveis. O resultado pode ser visto abaixo, onde usamos o pacote {ggplot2} para produzir o mapa que representa a população residente de Minas Gerais por município.

População residente (por setor)

É possível adentrar mais nos dados, realizando uma análise do setor censitário de cada município. Usando as mesmas ferramentas, obtemos como resultado o mapa que representa a população residente da cidade de Varginha - MG, por setor.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 5: renomeando colunas

Como dar novos nomes significativos para as colunas em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de renomeação de colunas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Como tratar dados no Python? Parte 4: operações por grupos

Como mensalizar dados diários? Ou como filtrar os valores máximos para diversas categorias em uma tabela de dados usando Python? Estas perguntas são respondidas com os métodos de operações por grupos. Neste tutorial mostramos estes métodos disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.