Experimento STAR
Em um experimento americano chamado STAR, iniciado em 1985 e com duração de quatro anos, os jovens alunos que iniciaram o jardim de infância e seus professores foram aleatoriamente alocados em três grupos possíveis:
- Grupo 1 - turmas com 22-25 alunos
- Grupo 2 - turmas com 13-17 alunos
- Grupo 3 - turmas com 22-25 alunos, mas com um auxiliar de ensino em tempo integral.
O experimento custou 12 milhões de dólares e envolveu cerca de 6.000 alunos por ano, para um total de 11.600 alunos de 80 escolas. Cada escola era obrigada a ter pelo menos uma turma de cada tipo de tamanho acima, e a distribuição aleatória acontecia no nível da escola. No final de cada série escolar (jardim de infância e séries 1 a 3), os alunos receberam um teste padronizado. Os resultados, sumarizados por (Krueger 1999), indicaram que alunos de salas menores tiveram desempenho melhor e os alunos do grupo 3 não tiveram desempenho diferente dos alunos do grupo 1.