Pacote electionsBR

Olha que legal. O pessoal do Centro de Estudos Legislativos (CEL) acaba de disponibilizar no CRAN o pacote electionsBR. Isso vai facilitar demais a vida de quem precisa lidar com dados eleitorais no Brasil. Quer um exemplo? Suponha que você está interessado em obter os votos nominais das coligações "Muda Brasil" (PSDB e outros) e "Com a Força do Povo" (PT e outros) nas eleições de 2014 para o município de Niterói. Difícil, né? Olha como é fácil agora:

################################
######### electionsBR ##########


install.packages('electionsBR')
library(electionsBR)

votos <- party_mun_zone_fed(2014)

sum(votos$QTDE_VOTOS_NOMINAIS[votos$
 NOME_COLIGACAO==
 'COLIGAÇÃO COM A FORÇA DO POVO'&
 votos$NOME_MUNICIPIO=='NITERÓI'])

sum(votos$QTDE_VOTOS_NOMINAIS[votos$
 NOME_COLIGACAO==
 'MUDA BRASIL'&
 votos$NOME_MUNICIPIO=='NITERÓI'])

Com o código acima você ficará sabendo em poucos segundos que a coligação "Muda Brasil" obteve 243.346 votos nominais em Niterói, enquanto a coligação "Com a Força do Povo" obteve 200.473 votos. Sério, corre e vá aprender R, menino(a)!!! 🙂 Mais informações sobre o pacote aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Inflação de Serviços vs. Desemprego

A teoria econômica convencional sugere a presença de um trade-off entre inflação e desemprego no curto prazo, comumente conhecido como a Curva de Phillips. Em

Modelo de previsão para grupos do IPCA

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Text mining dos comunicados do FOMC: prevendo mudanças na política

Como quantificar sentimentos e emoções a partir de comunicados de política monetária? Neste exercício utilizamos os statements do FOMC para construir um índice de sentimentos, o que permite comparar a "narrativa" com a prática da política monetária, ou seja, mudanças da taxa de juros. Também avaliamos se tal índice é útil em prever mudanças de política através do teste de causalidade de Granger.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.