Conectando Git, Github e RStudio em 3 passos

Neste tutorial você irá aprender a usar as melhores ferramentas de controle de versão existentes diretamente no RStudio.

Este tutorial foi feito para quem:

  • Pretende utilizar pela primeira vez o Git e GitHub no RStudio;
  • Já é usuário de R;
  • Quer facilitar o fluxo de trabalho de ciência de dados com versionamento usando o Git.

Pré requisitos

Antes de começar, certifique-se de que tenha:

- Uma conta do GitHub criada;
- R e RStudio instalados;
- Git instalado.

Se algum desses requisitos estiverem faltando, você não conseguirá conectar corretamente o RStudio com o Git e GitHub.

Passo 1: configurar o Git

O primeiro procedimento é declarar para o Git quem você é, informando seu nome e e-mail associado a sua conta do GitHub. Isso pode ser feito de duas formas:

  • Pelo Terminal no RStudio, digite esses comandos substituindo seu nome/e-mail:
git config --global user.name 'Fernando da Silva'
git config --global user.email 'fernando@email.com'
  • Usando o pacote usethis, no Console do RStudio:
library(usethis)
use_git_config(user.name = "Fernando da Silva", user.email = "fernando@email.com")

Passo 2: criar um token do GitHub

Para a interação entre seu computador (mais especificamente o repositório Git local) e o GitHub (repositório remoto) funcionar é preciso de uma autenticação, certificando que você tem as permissões necessárias para fazer o que quer que seja. Essa autenticação pode ser facilmente implementada através da configuração de um token (também conhecido como PAT) do GitHub.

Para criar o token, há duas formas:

  • Acesse https://github.com/settings/tokens e clique em "Generate new token", selecionando os escopos desejados (recomenda-se selecionar repo, user, e workflow)
  • Ou, no Console do RStudio:
usethis::create_github_token()

Clique em "Generate token" e copie o código do token gerado (ao fechar a página não será possível visualizá-lo novamente).

Com o token em mãos, use o pacote gitcreds para armazenar o token no Git credential store, que é algo parecido como um arquivo de "cache" de algum site ou botão "lembrar senha" que é usado toda vez que você fizer interações entre o repositório local e o remoto.

Após executar o comando abaixo, cole o token obtido anteriormente:

gitcreds::gitcreds_set()

Passo 3: test drive

Agora você já tem tudo pronto para testar se está funcionando. Se você fizer o teste a seguir e não obter erros, significa que seu RStudio está corretamente conectado com o Git e GitHub.

O "test drive" a seguir serve basicamente para verificar se a interação entre RStudio, Git e GitHub está bem configurada. Para essa averiguação, criaremos um repositório no GitHub, faremos o clone do mesmo para o computador local, iremos gerar alterações locais, salvar e "commitar", e, por fim, enviar as alterações locais para o repositório remoto ("push").

3.1) Criar um repositório no GitHub

Acesse o site do github certifique-se de estar conectado. Próximo de “Repositories”, clique no botão verde “New”. Na nova página preencha o nome do repositório e descrição (use sua criatividade). Marque as opções "Public" e "Add a README file" e, por fim, clique em "Create repository".

Após criar o repositório você será direcionado para a página do mesmo no GitHub. Agora clique no botão verde que diz “Code” e copie a URL que aparece na opção HTTPS (recomendado).

3.2) Clonar repositório pelo RStudio

Há duas formas de realizar o "clone" do repositório no RStudio, ambas criam um novo projeto local com o repositório GitHub em questão:

  • Navegue por File > New Project > Version Control > Git e cole a URL do GitHub em "Repository URL". Mantenha o campo "Project directory name" inalterado e escolha um local (pasta) onde o projeto será criado. Além disso, é importante marcar a opção "Open in new session". Por fim, clique em "Create Project".

  • Ou, é possível fazer esse mesmo procedimento pelo Console usando o pacote usethis. Com uma simples função, basta indicar o nome de usuário (que criou o repositório) e nome do repositório:
usethis::create_from_github("schoulten/test-drive")

Após clonar o repositório, você deverá estar em um novo projeto do RStudio que conterá o repositório do GitHub. No painel Files do RStudio procure o arquivo README.md e abra o mesmo no próprio RStudio.

3.3) Fazer alterações locais, salvar, commitar

Adicione uma linha com uma frase (use sua criatividade) no arquivo README.md e salve essa alteração. Agora faça o commit dessas alterações no seu repositório local:

- Clique na painel "Git" do RStudio;
- Clique no botão "Commit";
- Marque a caixinha ao lado de README.md na coluna "Staged";
- Em "Commit message" use sua criatividade novamente e digite uma mensagem;
- Clique no botão "Commit", aguarde mensagem de sucesso e clique em "Close".

Se houverem outros arquivos no repositório criados automaticamente pelo RStudio, deixe-os como estão.

3.4) Enviar alterações (push) para o GitHub

Clique no botão verde "Push" para enviar suas alterações realizadas no repositório local para o repositório remoto (GitHub).

Se todas as etapas e configurações foram corretamente executadas, você não deve ser perguntado para digitar o token e suas alterações locais devem aparecer na página do repositório do GitHub (sugiro que atualize a página para verificar)!

Se você chegou até aqui, a configuração do RStudio com o Git e GitHub está concluída!

 

Ficou perdido ou não sabe o que é Git, versionamento, GitHub, repositório, etc.? Comece lendo Happy Git and GitHub for the useR de Jennifer Bryan para uma visão geral desse "mundinho", o livro está disponível gratuitamente e online.

 
________________________
(*) Para entender mais sobre a linguagem R e suas ferramentas, confira nosso Curso de Introdução ao R para análise de dados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 2: filtrando linhas

Como filtrar somente as linhas que interessam em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de filtros de linhas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Criando IA Assistant usando Shiny no Python

Nesta postagem, ensinamos a como criar um chatbot interativo utilizando o Shiny Python. Veremos os principais conceitos sobre o módulo Chat do Shiny e como integrá-lo a modelos de IA generativa, como Gemini, para criar um chatbot funcional em poucos passos.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.