Criando apresentações com o {xaringan}

O pacote {xaringan} no R permite criar slides "ninja", através de layouts já prontos para utilização, opções de gráficos e tabelas interativos, integração com LaTeX e formatação precisa. Por usar o R Markdown, você pode até mesmo automatizar os seus slides! Se você se cansou de sofrer criando slides no PowerPoint, dê uma chance ao {xaringan} e confira este breve tutorial.

O pacote {xaringan}

Fonte: xaringan package

Algumas das principais características do pacote:

  • Possibilita criar slides "ninjas" através do R Markdown;
  • Utiliza JavaScript e CSS internamente;
  • É altamente customizável e possui extensões;
  • Gera slides no formato HML com interatividade;
  • É possível converter o HTML para PDF (estático);
  • É um documento reprodutível e amplamente utilizado no R.

Criando uma apresentação {xaringan}

Para criar seu primeiro slide com o layout básico do {xaringan}, siga esses passos:

  1. Abra o RStudio e instale o pacote: install.packages("xaringan")
  2. Navegue por File > New File > R Markdown > From Template > Ninja Presentation {xaringan} > OK  e salve o arquivo .Rmd gerado
  3. Compile o documento usando o botão Knit (talvez você também precise instalar os pacotes DT e leaflet)
  4. Visualize o resultado na janela do RStudio ou abrindo o arquivo HTML gerado no seu navegador

E pronto! Com estes simples passos você já terá uma estrutura de slides pronta para trabalhar. Sugerimos que navegue pelos slides que são gerados por padrão no layout básico para conferir previamente os recursos e possibilidades disponíveis.

Criando e personalizando slides

A partir do layout básico é possível ter uma noção do funcionamento e sintaxe do pacote {xaringan}, mas vamos resumir aqui o principal que você precisa saber e algumas dicas que passamos no curso de Relatórios em R Markdown:

Dica 1: o conteúdo dos slides começam onde o YAML (cabeçalho) termina. Use cabeçalhos Markdown (#) para gerar o título do slide e crie novos slides com 3 hífens --- sequenciais em uma linha. Veja o exemplo:

 

Dica 2: Para criar um slide de destaque, com o fundo em cor de contraste, utilize a classe inverse  logo abaixo dos hífens de criação de novo slide. Opcionalmente você pode alinhar horizontalmente o conteúdo do slide ao centro com center e, verticalmente, ao meio com middle.

Dica 3: Os slides também podem ser configurados com um layout diferente via outras classes. Para criar um slide com conteúdo de "destaque" pode ser útil uma barra lateral à esquerda com largura limitada e o restante à direita. Para tal use as classes .left-column[] .right-column[], por exemplo:

 

Saiba mais

Para saber mais e se aprofundar no assunto, confira os cursos aplicados de R e Python da Análise Macro disponíveis neste outono, especialmente o curso de Produção de Relatórios em R Markdown.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.