Análise da violência no Rio com o R

O Instituto de Segurança Pública (ISP) disponibiliza uma série de dados relacionados à violência no Rio de Janeiro. Nesse post, mostro como coletar e visualizar alguns desses dados com o R. A seguir, baixamos os dados mensais referentes à várias métricas de violência no Estado.


#####################################################
##### Segurança Pública no Rio de Janeiro ###########
#####################################################

library(readr)
library(lubridate)
library(magrittr)
library(dplyr)
library(ggplot2)
library(scales)
library(BMR)

url = 'http://www.ispdados.rj.gov.br/Arquivos/DOMensalEstadoDesde1991.csv'
download.file(url, destfile='basededados.csv', mode='wb')
data = read_csv2('basededados.csv') %>%
mutate(date = make_datetime(vano, mes))

Uma vez que baixamos e lemos os dados do ISP, nós também criamos um vetor de datas a partir do próprio dataset. A seguir, visualizamos alguns dados referentes a homicídios e outros crimes relacionados.

A seguir, visualizamos crimes associados a roubos.

Por fim, visualizamos os homicídios associados a intervenções policiais.

Como mostra o bloxplot abaixo, os dados de homicídios por intervenção policial na ponta estão bem acima da mediana histórica. É realmente um número preocupante.

____________________________

Aprenda a fazer isso e muito mais com o R com o nosso Curso de Introdução ao R para Análise de Dados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.