Coletando dados do Banco Mundial com o R

Ontem, divulguei o pacote OECD de modo que é possível coletar dados da OCDE diretamente para o RStudio. Hoje, a dica é o pacote WDI, que faz coleta de dados do Banco Mundial. Para ilustrar, pego os dados da taxa de poupança e taxa de juros para 2017.


library(WDI)

interest = WDI(country='all',
indicator = 'FR.INR.RINR',
start=2017, end=2017)

saving = WDI(country = 'all',
indicator = 'NY.GNS.ICTR.ZS',
start=2017, end=2017)

Uma vez coletado os dados e depois de algum tratamento, podemos gerar o gráfico abaixo...

Impressiona que em diversas comparações que tenho mostrado por aqui, o Brasil está sempre como um outlier, não é mesmo?

Quer saber mais sobre como usar o R para analisar dados? Conheça o nosso curso de Introdução ao R para Análise de Dados que abriu inscrições ontem, 06/05. O 1º lote está com 30% de desconto, mas deve acabar logo...

Interessados no código do gráfico, basta rolar a barra à direita e colocar o e-mail na nossa newsletter semanal. Toda segunda, envio o código de um dos posts mais comentados e curtidos da semana para a lista!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como identificar mensagens de erro na coleta de dados de sites públicos

Quem trabalha com dados reais e precisa coletar informações de forma online usando APIs e links, sabe que erros de requisição são comuns, principalmente com dados públicos. Neste artigo, damos algumas dicas de como entender estes erros e mostramos um jeito simples de evitar que o código de Python “quebre” nestas situacões.

O que é e como calcular o Beta de Mercado usando o Python?

Neste tutorial, explicamos o conceito de Beta de Mercado e como calculá-lo por meio de regressão linear utilizando a linguagem de programação Python. Demonstramos como interpretar graficamente e analisar os parâmetros estimados do método estatístico, contextualizando-o na teoria financeira com um exemplo real. Em seguida, aprofundamos a análise, desenvolvendo um Beta com Janelas Deslizantes e aplicando o modelo CAPM. Por fim, utilizamos a regressão linear múltipla para reproduzir o modelo de três fatores de Fama-French, uma extensão do CAPM.

As diferentes formas de avaliar o erro de um modelo de previsão

Existem tantas siglas para métricas de desempenho de modelos preditivos que é fácil se perder na sopa de letrinhas. Neste artigo, fornecemos uma visão geral das principais métricas para avaliar e comparar modelos de regressão e classificação, usando exemplos com dados em Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.