Hackeando o R: Como formatar datas

Todos já tiveram dificuldades ao tentar lidar com datas no R, seja por problemas de importação ou por qualquer transformação nos dados. No post de hoje, ensinamos a melhor forma de transformar dados em data no R.

No R existem diferentes tipos de dados: character, factor, logical, integer, double, date e etc. O comportamento padrão do R para reconhecimento de dados possui uma hierarquia, portanto, é possível que ao ser importado determinado conjunto de dados, eles não estejam em sua forma ideal (isto é, no seu tipo correto).

Para tanto, o pacote {lubridate} nos ajuda na missão de realizar transformações de dados em data de forma fácil funcionando em conjunto com outros pacotes da família do {tidyverse}.

No exemplo abaixo, retiramos os dados da Pesquisa Industrial Mensal direto do Sidra, utilizando o pacote {sidrar}. Na estrutura do objeto importado, vemos como o R lidou com a coluna de data, bem como o formato em que as observações estão em "anomês" (200201). O ideal é transformar no tipo de dado date e obter um formato de data mais interessante, talvez como "ano-dia-mes".

Para obter a transformação para tipo date, podemos utilizar a função ym(), que permite, através de um formato pré-estabelecido de ano e mês, como as observações se encaixam, transformar em tipo date e em um formato mais amigável (2002-01-01).

E caso não tivermos o formato de ano e mês, e sim em outro formato? Qual função ou formato podemos utilizar ? A função guess_formats() retorna o formato que o R (e consequentemente as funções do {lubridate}) reconhece para realizar a transformação. Colocamos na função os valores e a ordem do formato das observações. Com o resultado, utilizamos a função parse_date_time(), do mesmo modo que utilizamos a função ym(), porém, especificando o formato retornado por guess_formats().

Veja que utilizamos o formato "%Y%0M%, entregue por guess_formats, porém, que na prática, possui o mesmo resultado anterior.

____________________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos de R e Python aplicados para a Análise de Dados e Economia

_____________________________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 2: filtrando linhas

Como filtrar somente as linhas que interessam em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de filtros de linhas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Criando IA Assistant usando Shiny no Python

Nesta postagem, ensinamos a como criar um chatbot interativo utilizando o Shiny Python. Veremos os principais conceitos sobre o módulo Chat do Shiny e como integrá-lo a modelos de IA generativa, como Gemini, para criar um chatbot funcional em poucos passos.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.