Covid-19: o formato da Curva

Ao longo dos últimos dias, tenho publicado nesse espaço alguns posts e exercícios sobre a pandemia do coronavírus. Ontem, a propósito, publiquei o comentário de conjuntura dessa semana com um modelo SIR ajustado aos dados da doença no Brasil. Como é possível observar nesse exercício, o Brasil está no início da transmissão, com um crescimento exponencial dos casos confirmados.

Se olharmos, contudo, para os dados da China, primeiro país exposto à pandemia, a curva de casos confirmados parece seguir um formato logístico. Isso, a propósito, está em linha com a tese de "imunidade de grupo", ou seja, quanto mais pessoas vão sendo expostas ao vírus, mais pessoas ganham imunidade e a contaminação passa a desacelerar.

As curvas em formato de sino que têm sido divulgadas por aí, nesse aspecto, derivam justamente do modelo SIR, onde as pessoas são "compartimentadas" nos grupos de suscetíveis, infectados e recuperados. Ou seja, as pessoas saem de um para outro grupo, daí o formato da curva.

O formato logístico, por seu turno, não significa que devemos simplesmente abandonar as medidas de distanciamento social. Isso porque, quanto mais pessoas forem expostas ao vírus, mais casos graves serão registrados, o que tende a congestionar o sistema de saúde, como temos visto na Itália.

A pergunta de um trilhão de reais, portanto, é onde é o "limite superior" da curva logística.

(*) Isso e muito mais você aprende no nosso Curso de Microeconometria usando o R.

___________


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.