Lidando com datas trimestrais no R

Para quem está começando no R, pode ser um pouco chato lidar com datas. Por exemplo, imagine que você queira lidar com dados trimestrais e queira plotar um gráfico com o eixo x em trimestres e não em anos ou em meses, por exemplo. Para ilustrar o problema, considere essa planilha do IPEA que contém dados do PIB efetivo e do PIB potencial construído através do método da função de produção. Nós ensinamos a lidar com esse tipo de dado nos laboratórios do nosso curso de Teoria Macroeconômica.

Nós podemos importar essa planilha para o R através do pacote readxl, que vemos no nosso Curso de Introdução ao R para Análise de Dados. No código abaixo, nós carregamos outros pacotes que utilizaremos para tratar os dados e também para criar o nosso gráfico.


library(readxl)
library(zoo)
library(lubridate)
library(tidyverse)
data = read_excel('CC45_Produto-Potencial_série-completa.xlsx',
range='A2:D109')

Feita a importação dos dados, teremos um tibble com a primeira coluna sendo um vetor de caracteres e não uma data, como queremos. Para que possamos dizer para o R que a primeira coluna é, na verdade, uma data trimestral, precisaremos fazer algumas modificações. Primeiro, vamos usar a função gsub para substituir o 'T' por 'zero'. Depois utilizamos a função sub para acabar com o espaço entre o ano e o "TX". Feito isso, podemos usar a função as.yearqtr do pacote zoo para, finalmente, transformar a nossa data em trimestres. O código a seguir operacionaliza.


data$Trimestre = as.yearqtr(sub(' ', '', gsub('T', '0', data$Trimestre)),
format='%Y%q')

Uma vez feito isso, você poderá reparar que o R transformou a nossa coluna em uma classe que representa dados trimestrais. Assim, estamos prontos para criar um gráfico como abaixo.


colnames(data) = c('date', 'potencial', 'pib', 'hiato')
ggplot(data, aes(x=date, y=hiato*100))+
geom_line()+
geom_hline(yintercept=0, colour='red', linetype='dashed')+
scale_x_yearqtr(breaks = seq(from = min(data$date),
to = max(data$date),
by = 1),
format = "%YQ%q")+
theme(axis.text.x=element_text(angle=45, hjust=1),
plot.title = element_text(size=10, face='bold'))+
labs(x='', y='',
title='Hiato do Produto',
caption='Fonte: IPEA')

Pronto!

____________________

(*) Isso e muito mais você aprende em nosso Curso de Introdução ao R para Análise de Dados.


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.