Hackeando o R: Fazendo análise de fatores no R

No Hackeando o R de hoje, vamos mostrar como fazer a análise de fatores no R. A ideia por trás dessa metodologia é tentar identificar a relações não-observáveis em amostras de variáveis observáveis (como uma correlação). Esse método é comum em psicometria, logo para o exemplo utilizaremos o pacote psych, que possui ferramentas específicas para isso. Também utilizaremos o pacote GPArotation, que é útil para a análise de fatores. Diferentemente do PCA, onde é pressuposto que toda a variância é comum entre as variáveis, aqui supomos que há alguma variância em cada observação que é única a ela, através de fatores que são específicos, ou erros. Com isso, vamos fazer um exemplo usando o dataset attitude, que já vem no R base.

Primeiramente, vamos carregar os pacotes que iremos utilizar:

library(psych)
library(GPArotation)

Para criarmos uma análise simples, podemos iniciar identificando o possível número de fatores que explicam a variação comum das observações, utilizando um gráfico scree. Sua interpretação é parecida com a do PCA: estamos buscando uma dobra brusca no gráfico (como um cotovelo), indicando que a passagem de n fatores para n+1 traz pouca informação nova. Isso pode ser feito com a função fa.parallel, que gera o gráfico e algumas informações adicionais. Como podemos ver abaixo, utilizar 2 fatores parece adequado.

fa.parallel(attitude, fm = "ml", fa = "fa")

Com isso, podemos rodar o modelo (cujos detalhes serão omitidos por hoje) usando a função fa(). Dois argumentos merecem atenção: o rotate = "oblimin" indica que permitimos que os fatores possuam correlação, enquanto que fm = "ml" faz a estimação através de máxima verossimilhança.

attitude_fa <- fa(attitude, nfactors = 2,
rotate = "oblimin", fm = "ml")

attitude_fa
fa.diagram(attitude_fa, simple = FALSE)

O diagrama gerado pela fa.diagram() mostra que os dois fatores gerados possuem correlação com características observáveis distintas. O ML1 é correlacionado com learning, raises e advance, o que pode ser interpretado como as oportunidades de carreira para funcionários da empresa. O ML2 tem correlação com todas as variáveis exceto advance e critical, o que pode ser visto como o bem-estar geral dos funcionários. É importante notar que essa é apenas uma interpretação: o objetivo da análise é justamente identificar fatores que explicam variações comuns, e tentar descrevê-los de uma forma causal.

________________________
(*) Para entender mais sobre análises estatísticas, confira nosso Curso de Estatística usando R e Python.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é Agentic RAG e o que o diferencia de RAG?

Neste post, explicamos o que é o Agentic RAG, como ele se diferencia do RAG tradicional e apresentamos um estudo de caso construído com base nas Atas do COPOM, mostrando passo a passo como criar um agente que busca, avalia, reescreve e responde perguntas sobre política monetária.

Como Criar um Agente de IA Econometrista

Criar um Agente de IA Econometrista envolve construir um sistema autônomo capaz de entender uma solicitação em linguagem natural, buscar dados econômicos, realizar análises e aplicar modelos econométricos para entregar uma resposta completa. A abordagem mais eficaz é estruturar o sistema em múltiplos agentes especializados, cada um com um papel definido, que colaboram para resolver a tarefa. Neste post abordamos o desenvolvimento deste sistema de IA com Python.

Como criar um Agente de IA analista de dados

Agentes de IA podem automatizar a coleta, tratamento e análise de indicadores econômicos, entregando insights prontos para a tomada de decisão. Combinando modelos de linguagem (LLM) avançados com ferramentas de acesso a dados, é possível construir soluções que buscam informações em tempo real e as processam de forma autônoma. Neste post mostramos uma visão geral sobre como isso tudo funciona.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.