Hackeando o R: visualizando conjuntos com UpSet

No Hackeando o R de hoje, vamos mostrar como fazer a visualização de dados separados em diversos grupos, através de gráficos UpSet. Quando temos dados pertencentes a múltiplos grupos, a visualização do tamanho e propriedades de cada interseção cresce rapidamente com o número de grupos. Ferramentas mais comuns de visualização de interseções, como diagramas de Venn, podem criar representações bonitas com múltiplos grupos, porém extrair informações deles acaba sendo complicado. Abaixo, um exemplo de um diagrama de Venn complicado:

Com isso, vamos introduzir a visualização de UpSet. O conceito é definido pela transformação de interseções em uma matriz que representa cada combinação dos conjuntos originais. Além das interseções, a ferramenta também permite a definição de outras agregações, gerando visualizações mais complexas dos dados, conforme a necessidade do pesquisador. Vamos então mostrar aqui como utilizar o pacote ComplexUpset, disponível no CRAN.

library(ggplot2)
library(ComplexUpset)

Iremos utilizar como exemplo os dados de filmes disponíveis no pacote ggplot2movies.


filmes = as.data.frame(ggplot2movies::movies)
filmes = na.omit(filmes)

Para gerar a versão básica de uma visualização UpSet, precisamos dos dados, e de um vetor que indica quais são as categorias. Então, basta utilizar a função upset():


generos = colnames(filmes)[18:24]

upset(filmes, generos, name='gênero', width_ratio=0.1, min_size = 10, set_sizes = FALSE)

Além das contagens, podemos também utilizar o ggplot para apresentar propriedades de cada um dos subgrupos:


upset(
filmes,
generos,
annotations = list(
'Duração'=list(
aes=aes(x=intersection, y=length),
geom=geom_boxplot(na.rm=TRUE)
),
'Nota'=(
ggplot(mapping=aes(y=rating))
+ geom_jitter(aes(color=log10(votes)), na.rm=TRUE)
+ geom_violin(alpha=0.5, na.rm=TRUE)
+ scale_alpha_continuous(label = 'a')
),
'Orçamento'=upset_annotate('budget', geom_boxplot(na.rm=TRUE))
),
min_size=10,
width_ratio=0.1,
set_sizes = FALSE
)


________________________
(*) Para entender mais sobre a linguagem R e suas ferramentas, confira nosso Curso de Introdução ao R para análise de dados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como planejar um pipeline de previsão macroeconômica: da coleta ao dashboard

Montar um pipeline de previsão macroeconômica não é apenas uma tarefa técnica — é um exercício de integração entre dados, modelos e automação. Neste post, apresento uma visão geral de como estruturar esse processo de ponta a ponta, da coleta de dados até a construção de um dashboard interativo, que exibe previsões automatizadas de inflação, câmbio, PIB e taxa Selic.

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.