Migrando relatórios automáticos do Excel para o Python

A necessidade de criar relatórios para sumarizar e apresentar dados e análises é rotineira para quem trabalha na área de dados. Também é frequente o uso de ferramentas simples do tipo point & click, como Excel e Word, para produzir relatórios. Algo mais frequente ainda são problemas de reprodutibilidade e automatização que acabam acontecendo com o uso de tais ferramentas.

Neste texto mostramos uma alternativa interessante para usuários de Python. Imagine escrever seu relatório, analisar e apresentar os dados com código de Python usando apenas uma interface, sem copia e cola e sem quebra galhos? A ferramenta Quarto proporciona exatamente isso, permitindo que o usuário desenvolva seu relatório mesclando texto, imagens, tabelas e códigos em um único documento fonte. No final, o usuário pode compilar o documento e gerar um PDF, um HTML, apresentação de slides, etc.

A seguir demonstramos o fluxo de trabalho de usar o Quarto para produzir um relatório de exemplo com dados econômicos. Para saber mais veja o curso de Produção de Relatórios Automáticos usando Python.

Passo 01: criar o arquivo do relatório

Basta abrir o VS Code ou interface de sua preferência e criar um arquivo “.qmd”. Este arquivo se chama Quarto e é a fonte do conteúdo e código que gera o relatório.

Clique com o botão direito sobre o Explorer e depois clique em New File...
Digite um nome para o arquivo mais a extensão “.qmd”, pressione Enter e o arquivo estará criado e aberto na IDE.

Passo 02: definir o título e cabeçalho

Utilize os parâmetros de YAML para inserir título, subtítulo, autor, data e muito mais no seu relatório. Como exemplo, vamos criar um relatório de taxas de câmbio e aqui definimos:

Parâmetros opcionais no cabeçalho do relatório
  • Título
  • Subtítulo
  • Nome do autor
  • Data do relatório
  • Linguagem utilizada
  • Formato de saída do relatório
  • Temas padronizados
  • Controle de exibição de códigos

Passo 03: importar os dados

Para importar os dados a serem utilizados no relatório é necessário criar uma célula de código Python e escrever o código adequado de importação de dados, tal como:

Criando célula de código para importar dados

Ao clicar em “Run Cell” o resultado do código é exibido no próprio VS Code (Python e Quarto devem estar instalados e configurados para isso funcionar).

Passo 04: criar análises dos dados

Em seguida vamos criar duas análises simples dos dados para colocar neste relatório de exemplo:

  1. Uma tabela da última cotação, variação no mês e variação no ano;
  2. Um gráfico da evolução histórica da cotação das moedas.

A célula de código abaixo cria a primeira análise:

Escrevendo o código para gerar uma tabela de análise das últimas cotações e variações de taxas de câmbio

A próxima célula cria a segunda análise:

Escrevendo o código para gerar um gráfico de análise da evolução de taxas de câmbio

Passo 05: definir o layout, textos e elementos visuais

Para finalizar, vamos personalizar o relatório definindo um layout customizável. Nesta etapa a criatividade é fundamental para obter um resultado visual que agrade o público alvo. No nosso exemplo vamos apenas dividir o relatório em duas colunas de tamanho igual e colocar um pequeno texto no início. Isso é feito facilmente usando o Quarto:

Criando um layout personalizado em duas colunas

Passo 06: compilar o relatório

Agora que o relatório está produzido, basta compilá-lo para gerar o arquivo final (HTML ou outro definido no início). Para isso é necessário acessar através do terminal (atalho Ctrl + ') a pasta onde o relatório está localizado e executar o comando de renderização, conforme abaixo:

Compilando relatório com comando no terminal

O nome do arquivo final salvo na mesma pasta é “relatorio.html”, que você pode abrir em qualquer navegador de internet para ver o resultado:

Este relatório é bem simples e básico, serve apenas para demonstrar o fluxo de trabalho com o Quarto + Python. Dá para criar relatórios mais completos, complexos e personalizados. Para saber mais veja o curso de Produção de Relatórios Automáticos usando Python.

Conclusão

Neste texto mostramos que dá pra enterrar aquele seu relatório manual no Excel e automatizar toda a rotina de análise de dados usando o Python + Quarto. Mostramos um exemplo de relatório de câmbio com dados do Banco Central.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como preparar os dados para um modelo preditivo?

Modelos de previsão macroeconômica podem facilmente alcançar um número elevado de variáveis. Mesmo modelos simplificados, como o Modelo de Pequeno Porte (MPP) do Banco Central, usam cerca de 30 variáveis. Isso impõe um grande desafio ao nosso dia a dia: como fazer a gestão destes dados para uso em modelos, desde a coleta até o tratamento?

Transfer Learning para Previsão de Séries Temporais com o Python

A aprendizagem por transferência (ou transfer learning) é a técnica de reutilizar um modelo previamente treinado em um novo problema. Esse conceito representa um grande avanço para a previsão de variáveis, especialmente aquelas organizadas ao longo do tempo, como séries temporais. Neste post, exploramos como usar transfer learning com Python para trabalhar com esse tipo de dado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.