O que é Sistema Gerenciador de Bancos de Dados

Sistema gerenciador de banco de dados

Quando se refere a um banco de dados, usualmente está se referindo a um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).

Um SGDB é um conjunto de programas utilizados para definir, administrar e processar bancos de dados e suas aplicações. O SGDB é a ferramenta que se utiliza para construir a estrutura e operacionalizar os dados contidos em um banco de dados.

No mercado, existem diversos tipos de SGDB, construídos por diferentes empresas. Algumas com focos em computadores de alto poder computacional e outras com foco em computadores pessoais e notebooks.

Um banco de dados pode possuir diferentes tamanhos, de simples coleções de poucos registros para sistemas que possuem milhões. A usabilidade do banco de dados pode ser definida com base no seu tamanho, no equipamento em que é utilizado e no tamanho da organização que o mantém. Sendo assim, os separamos em três tipos:

  • Banco de dados pessoal: é desenhado para uma única pessoa para ser utilizado em um único computador. Possui uma estrutura simples e tamanho relativamente pequeno.
  • Banco de dados de uma organização ou grupo de trabalho: Esse tipo de banco de dados é geralmente maior que um pessoal e mais complexo. Necessita ser utilizado por diversas pessoas que tentam acessar o mesmo dados ao mesmo tempo
  • Banco de dados de uma empresa: São enormes, guardando informações sobre a organização inteira.

Uma empresa cria um SGDB com base nesses critérios. Mas a questão, é que por mais que haja diferenças nos softwares de SGDB, o SQL é utilizado como linguagem principal para se comunicar com os bancos de dados relacionais através desses sistemas.

Para que não seja confuso o ensino sobre SGBD, é possível separá-los em dois tipos de categorias: leves e centralizados

Bancos de dados Leves

Para soluções simples ou para um número pequeno de usuários, um banco de dados leve é o melhor para se utilizar. Os dois mais comuns são: SQLite e Microsoft Access.

Bancos de dados Centralizados

Se é necessário diversos usuários utilizarem o banco de dados simultaneamente, é necessário o uso de bancos de dados centralizados.

Entre as opções encontram-se: MySQL, Microsoft SQL Server, Oracle, PostgreSQL, Teradata, MariaDB.

Exemplo SQLite

O SQLite pode ter instalado através de Softwares de editores de SQL. O mais utilizado no caso é o SQLitestudio. Através desse editor, é possível navegar através das tabelas de um arquivo de bancos de dados e operacionalizar as consultas do arquivo, além de realizar a organização do mesmo.

O SQLitestudio é muito simples de utilizar, é necessário somente o download através do link: https://sqlitestudio.pl/ e ao baixar, extrair os arquivos em uma pasta do computador e clicar em SQLiteStudio.exe que o programa é aberto. Sim, não necessita de instalação, simplesmente é baixar e usar.

Acima, é apresentado a tela do painel do SQLite, contendo no bloco da esquerda o navegador dos bancos de dados e na direita, a área de trabalho para o SQL.

Por fim, é possível abrir arquivos de Bancos de dados e realizar consultas através do SQL.

____________________________________________________

Quer aprender mais?

Veja nosso curso de SQL para Economia e Finanças, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.