Estruturas de Dados no Python

O ponto inicial de aprendizado do Python, principalmente para a análise de dados, configura-se em entender os tipos de dados e suas estruturas. Essa etapa se mostra fundamental na trilha para quem inicia nesse mundo, e quem decide pular essa etapa acaba obtendo dificuldades futuras. No post de hoje iremos apresentar os pontos fundamentais dos tipos e estrutura de dados do Python, focando para análise de dados.

Tipos de dados

Os tipos de dados são os tipos dos objetos atribuídos dentro do Python. Vamos elencar quatro importantes

  • String: usualmente caracteres, envoltos de aspas  - 'Analise', 'macro', 'python!';
  • Float: são números reais separados por decimal - 4.2, 3.5, 3.8;
  • Integer: são números reais inteiros - 8, -5, 1;
  • Boolean: são valores lógicos - True, False.

Vamos realizar um exercício e ver a forma que eles se inserem dentro do Python. Iremos atribuir objetos dados e ver quais os seus tipos com a função type().


analise = 'Análise Macro'

type(analise)

# str
first_float = 8.7

type(first_float)

# float
first_integer = 5

type(first_integer)

# int
first_boolean = True

type(first_boolean)

# bool

Estruturas de dados

Agora que vimos quais são os tipos de dados, devemos entender o que ocorre quando agrupamos eles em múltiplos valores juntos. Esse agrupamento de dados possui o nome de coleção (collection). O Python, por padrão, possui diversas coleção de tipos de objetos, também é possível trabalhar com outros (como vamos ver) importando módulos.

Começaremos com a coleção lista, que compreende-se em um conjunto de valores (homogêneos ou heterogêneos) , que pode ser juntados por meio de um colchete.


lista = [5, 3, 9, 0]

type(lista)

# list

lista_ = [5, 6, 9, 'analise', True]

NumPy - Arrays

NumPy é um módulo do Python para computação numérica. As arrays do NumPy podem ser definidas como uma coleção de dados do mesmo tipo em n dimensões.  Mostraremos primeiro uma array de uma dimensão.


import numpy

array = numpy.array([5, 4, 2, 9])

type(array)

# numpy.ndarray

Como vimos, a função array do NumPy transforma uma lista de valores em uma nova estrutura de dados.

Pandas - DataFrames

Data Frames são as mais conhecida estruturas de dados das linguagens de programação focadas em análise de dados. É possível utilizar no Python através do módulo Pandas (um dos mais conhecidos do Python). O nome desse módulo é uma abreviação de panel data of econometrics. O segredo do Pandas está em poder utilizar a estrutura de dados do numpy em conjunto de suas funções para realizar a montagem e manipulação de dados.

import pandas as pd

linha_1 = numpy.array(['Luiz', 80, False])

linha_2 = numpy.array(['João', 70, True])

linha_3 = numpy.array(['Lorenzo', 85, False])


data = pd.DataFrame(data = [linha_1, linha_2, linha_3], columns = ['nome', 'peso', 'doente'])

data

Aprenda mais!

Para conhecer mais sobre a linguagem Python, e descobrir como você pode realizar sua aplicação no mundo real, veja nossos cursos de Estatística usando R e Python, e R e Python para Economistas.

____________________

Oferta Especial!

No próximo dia 17, das 9h às 19h da manhã, você terá a chance de participar do pré-lançamento do treinamento Análise de Dados Macroeconômicos e Financeiros no R. Para concorrer a uma das vagas com desconto, acesse o link e conheça os detalhes.

____________________

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

O que é GraphRAG e implementar usando LangChain

GraphRAG é uma técnica de recuperação de informação para LLMs que utiliza grafos de conhecimento para conectar entidades e relações, permitindo estruturar informações complexas presentes em textos. Neste exercício, mostramos como transformar as atas do Copom em um grafo capaz de compreender essas entidades e relações, respondendo a perguntas complexas de forma contextualizada. Com Python e LangChain, todo o processo se torna automatizado, simples e altamente explorável.

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.