Comentário de Conjuntura: jogo virando no CAGED

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

A semana, curta pelo feriado de sexta-feira, é marcada pela divulgação do IGP-M na quarta e pela PNAD Contínua na quinta-feira. Na última sexta-feira, a propósito, o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes a fevereiro. Houve um saldo positivo de 61,2 mil vagas criadas, o que em termos dessazonalizados equivale a algo próximo a 18,5 mil vagas. O gráfico abaixo ilustra o comportamento dessa última métrica.

Outro destaque dos dados do CAGED fica por conta do comportamento da média móvel anual. Pela primeira vez, após exatos três anos, essa métrica registrou número positivo em fevereiro. Isso mostra que, enfim, a retomada da economia parece impulsionar a contratação formal com mais ímpeto.

Membros do Clube do Código, a propósito, têm acesso aos códigos que geraram apresentação sobre o CAGED, disponível aqui. Já a PNAD Contínua, referente ao trimestre móvel terminado em fevereiro e aguardada para a próxima quinta-feira, que também conta com script automático do Clube, deve refletir a sazonalidade dos três primeiros meses do ano.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2017/11/cursosaplicados.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid" /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Modelo de previsão para grupos do IPCA

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Text mining dos comunicados do FOMC: prevendo mudanças na política

Como quantificar sentimentos e emoções a partir de comunicados de política monetária? Neste exercício utilizamos os statements do FOMC para construir um índice de sentimentos, o que permite comparar a "narrativa" com a prática da política monetária, ou seja, mudanças da taxa de juros. Também avaliamos se tal índice é útil em prever mudanças de política através do teste de causalidade de Granger.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.

Cyber Monday

Receba um desconto incrível em nossos cursos e formações diretamente na finalização da matrícula. Aplique o cupom CM2023.

>> Escolher um curso ou formação