Comentário de Conjuntura: jogo virando no CAGED

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

A semana, curta pelo feriado de sexta-feira, é marcada pela divulgação do IGP-M na quarta e pela PNAD Contínua na quinta-feira. Na última sexta-feira, a propósito, o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes a fevereiro. Houve um saldo positivo de 61,2 mil vagas criadas, o que em termos dessazonalizados equivale a algo próximo a 18,5 mil vagas. O gráfico abaixo ilustra o comportamento dessa última métrica.

Outro destaque dos dados do CAGED fica por conta do comportamento da média móvel anual. Pela primeira vez, após exatos três anos, essa métrica registrou número positivo em fevereiro. Isso mostra que, enfim, a retomada da economia parece impulsionar a contratação formal com mais ímpeto.

Membros do Clube do Código, a propósito, têm acesso aos códigos que geraram apresentação sobre o CAGED, disponível aqui. Já a PNAD Contínua, referente ao trimestre móvel terminado em fevereiro e aguardada para a próxima quinta-feira, que também conta com script automático do Clube, deve refletir a sazonalidade dos três primeiros meses do ano.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2017/11/cursosaplicados.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid" /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como aplicar Balanceamento por Entropia no R?

Nesta postagem, apresentamos uma introdução ao Balanceamento por Entropia, comparando este método com a técnica de pareamento e demonstrando os resultados obtidos com a implementação do código em R.

Análise de Elasticidade Preço com Python

“Se eu aumentar o preço, o que vai acontecer com as vendas?” Uma forma de responder este tipo de pergunta é através de ferramentas analíticas de microeconomia, como a análise de elasticidade. Neste artigo, mostramos um exemplo prático utilizando dados reais com o Python.

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.