Nível de Atividade pós-pandemia

Uma das perguntas mais importantes da atual conjuntura econômica diz respeito ao formato da recuperação pós-pandemia. Os primeiros números das pesquisas de alta frequência de nível de atividade, em particular, da Pesquisa Mensal do Comércio, da Pesquisa Mensal de Serviços e da Produção Industrial Mensal, dão algumas pistas para a resposta. A análise dessas pesquisas faz parte do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Nesse Comentário de Conjuntura, faço uma breve análise sobre os dados.

O gráfico acima, por exemplo, ilustra o comportamento do Comércio Varejista, no seu corte ampliado. Tudo indica que a recuperação nesse setor sofreu forte influência dos incentivos garantidores de renda promovidos pelo governo. Em particular, pelo auxílio emergencial. Isso proporcionou a tão sonhada recuperação em V. Na margem, o Varejo Ampliado - que inclui automóveis e material de construção - avançou fortemente desde maio.

A apresentação completa da PMC que eu ensino os nossos alunos a fazer, automatizando todo o processo de coleta e tratamento dos dados pode ser vista aqui.

Infelizmente, entretanto, não é possível dizer que esse comportamento do Varejo define uma tendência para a economia como um todo. Veja, por exemplo, o comportamento dos Serviços. Ainda que também haja sinais de recuperação na margem, com avanço nos meses de junho e julho, a comparação interanual ainda permanece em terreno bastante negativo.

A apresentação completa da PMS que eu ensino os nossos alunos a fazer, automatizando todo o processo de coleta e tratamento dos dados pode ser vista aqui.

A produção industrial, por seu turno, apresenta comportamento semelhante: recuperação na margem, mas ainda no negativo na comparação interanual.

A apresentação completa da Produção Industrial que eu ensino os nossos alunos a fazer, automatizando todo o processo de coleta e tratamento dos dados pode ser vista aqui.

Tudo isso dito, é possível dizer que há sim uma recuperação em curso do nível de atividade, após a maior crise sanitária em 100 anos. Mas, infelizmente, parece que ela não vai ser tão rápida quanto gostaríamos.

Para terminar, gostaria de convidá-los para uma aula ao vivo que darei na próxima terça-feira, 29/09, sobre Dados Econômicos no R. Para garantir o seu acesso à aula, se inscreva aqui

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Qual o efeito de um choque de juros sobre a inadimplência?

Neste exercício, exploramos a relação dinâmica entre o custo do crédito (juros na ponta) e o risco realizado (taxa de inadimplência) através de uma análise exploratória de dados e modelagem econométrica utilizando a linguagem de programação R.

Qual a relação entre benefícios sociais e a taxa de participação do mercado de trabalho?

Este exercício apresenta uma investigação econométrica sobre a persistente estagnação da taxa de participação no mercado de trabalho brasileiro no período pós-pandemia. Utilizando a linguagem R e dados públicos do IBGE e Banco Central, construímos um modelo de regressão linear múltipla com correção de erros robustos (Newey-West). A análise testa a hipótese de que o aumento real das transferências de renda (Bolsa Família/Auxílio Brasil) elevou o salário de reserva, desincentivando o retorno à força de trabalho.

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.