Nível de Atividade pós-pandemia

Uma das perguntas mais importantes da atual conjuntura econômica diz respeito ao formato da recuperação pós-pandemia. Os primeiros números das pesquisas de alta frequência de nível de atividade, em particular, da Pesquisa Mensal do Comércio, da Pesquisa Mensal de Serviços e da Produção Industrial Mensal, dão algumas pistas para a resposta. A análise dessas pesquisas faz parte do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Nesse Comentário de Conjuntura, faço uma breve análise sobre os dados.

O gráfico acima, por exemplo, ilustra o comportamento do Comércio Varejista, no seu corte ampliado. Tudo indica que a recuperação nesse setor sofreu forte influência dos incentivos garantidores de renda promovidos pelo governo. Em particular, pelo auxílio emergencial. Isso proporcionou a tão sonhada recuperação em V. Na margem, o Varejo Ampliado - que inclui automóveis e material de construção - avançou fortemente desde maio.

A apresentação completa da PMC que eu ensino os nossos alunos a fazer, automatizando todo o processo de coleta e tratamento dos dados pode ser vista aqui.

Infelizmente, entretanto, não é possível dizer que esse comportamento do Varejo define uma tendência para a economia como um todo. Veja, por exemplo, o comportamento dos Serviços. Ainda que também haja sinais de recuperação na margem, com avanço nos meses de junho e julho, a comparação interanual ainda permanece em terreno bastante negativo.

A apresentação completa da PMS que eu ensino os nossos alunos a fazer, automatizando todo o processo de coleta e tratamento dos dados pode ser vista aqui.

A produção industrial, por seu turno, apresenta comportamento semelhante: recuperação na margem, mas ainda no negativo na comparação interanual.

A apresentação completa da Produção Industrial que eu ensino os nossos alunos a fazer, automatizando todo o processo de coleta e tratamento dos dados pode ser vista aqui.

Tudo isso dito, é possível dizer que há sim uma recuperação em curso do nível de atividade, após a maior crise sanitária em 100 anos. Mas, infelizmente, parece que ela não vai ser tão rápida quanto gostaríamos.

Para terminar, gostaria de convidá-los para uma aula ao vivo que darei na próxima terça-feira, 29/09, sobre Dados Econômicos no R. Para garantir o seu acesso à aula, se inscreva aqui

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.