Baixando dados da Bovespa com o R

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

A dica de hoje é como baixar dados da Bovespa com o R. Para isso, é possível utilizar o pacote BatchGetSymbols produzido pelo professor da UFRGS Marcelo Perlin. Estou, inclusive, adotando-o no Curso de Econometria Financeira usando o R. Abaixo, um exemplo com o índice Bovespa.


library(ggplot2)
library(scales)
library(BatchGetSymbols)

bvsp = BatchGetSymbols('^BVSP', first.date = as.Date('2002-12-31'),
 last.date = as.Date('2017-09-12'))

ggplot(bvsp$df.tickers, aes(x = ref.date, y = price.close))+
 geom_line()+
 scale_y_discrete(limits=c(10000, 20000, 30000, 40000, 50000, 60000,
 70000))+
 scale_x_date(breaks = date_breaks("1 years"),
 labels = date_format("%Y"))+
 xlab('')+ylab('Pontos')+
 labs(title='Índice Bovespa',
 caption='Fonte: analisemacro.com.br com dados do Yahoo Finance.')

E abaixo o gráfico...

Agora é só você abrir o RStudio e começar a brincar... 🙂

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2016/04/finanças.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/financas/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="left" sticky="off" align="center" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid" /][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2016/04/canva01.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="left" sticky="off" align="center" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid" /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

A gramática dos gráficos: como deixar de criar gráficos no Excel e usar o plotnine no Python

A etapa de visualização de dados refere-se a uma parte fundamental da análise de dados, pois permite não somente compreender os dados que estamos analisando, mas como também é uma ferramenta útil para explanar os resultados encontrados. Mas qual a forma mais fácil de construir um gráfico, como podemos melhorar a produtividade nesta tarefa? É onde podemos aplicar a gramática dos gráficos e construir com a biblioteca plotnine no Python.

O que são APIs e como utilizá-las no Python?

Utilizar APIs para coletar dados online pode acelerar e automatizar significativamente o processo de análise de dados. Diversas bases de dados hoje em dia possuem APIs para livre utilização, como Banco Central, Portal de Dados Abertos, IBGE e outras. Neste artigo, explicamos intuitivamente o que são APIs, como funcionam e mostramos um exemplo em Python de utilização.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.