Efeito da Taxa de Juros sobre o crédito direcionado

O crédito direcionado é uma modalidade de crédito em que os recursos são destinados a setores específicos da economia, e o seu custo é afetado por alterações da Taxa Selic. No post de hoje, vamos verificar essa relação usando o R.

Crédito Direcionado

O crédito direcionado é uma modalidade de crédito em que os recursos são destinados a setores específicos da economia, por meio de políticas públicas ou regulamentações governamentais. No Brasil, o crédito direcionado é utilizado principalmente para financiar investimentos em infraestrutura, habitação, agricultura, entre outros setores considerados prioritários.

Selic

A taxa Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira, estabelecida pelo Banco Central do Brasil. Um dos principais canais de transmissão da politica monetário se dá por meio da Taxas de juros, que impacta o custo do crédito, e portanto, a demanda por crédito.

Efeito da Selic sobre o Crédito Direcionado

Quando a taxa Selic está alta, os juros do crédito direcionado tendem a ser mais elevados, o que pode diminuir a demanda por essa modalidade de crédito. Por outro lado, quando a taxa Selic está baixa, os juros do crédito direcionado tendem a ser mais baixos, o que pode estimular a demanda por essa modalidade de crédito e impulsionar o investimento nos setores beneficiados por essas políticas de crédito.

Para entender como foi criado o gráfico e a regressão abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Podemos verificar visualmente essa relação por meio do gráfico abaixo. É possível visualizar as variações mensais da Taxa média mensal de juros das operações de crédito com recursos direcionados. Em cada sombra cinza, é o período de ocorrência da decisão do Copom pelo aumento da Meta Selic.

É possível perceber que a tendência de aumento da série é posterior ao aumento da Meta Selic, principalmente em 2013/2014; 2015/2016 e 2021/2022.

Propõe-se estimar o efeito das defasagens da Selic sobre a taxa média mensal de juros das operações de créditos com recursos direcionados, bem como o efeito da inadimplência e suas defasagens, por meio de uma regressão linear via MQO.

Vejamos o resultado da regressão abaixo:

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Medir o Ciclo das Concessões de Crédito usando Python

Este artigo apresenta uma análise quantitativa da relação entre o ciclo de concessões de crédito, a atividade econômica e a política monetária no Brasil. Utilizando a linguagem Python, o estudo aplica técnicas de decomposição de séries temporais (X13-ARIMA e Filtro HP) para isolar os componentes cíclicos dos dados. Os resultados da modelagem econométrica confirmam a pro-ciclicidade do crédito em relação ao hiato do produto e sua sensibilidade às variações no hiato da taxa de juros real.

Choque de juros e renda em bens duráveis e não duráveis usando Python

Este artigo analisa a dinâmica do consumo no Brasil utilizando Python e modelos de Vetores Autorregressivos (VAR). Ao segregar bens duráveis e não duráveis, o estudo quantifica a sensibilidade a choques de juros e renda. Criamos todo o processo através do ciclo de dados: coleta, tratamento, análise de dados, modelagem e apresentação dos resultados, tudo automatizado usando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.