O que o mercado esperava para a inflação 12 meses atrás?

Abro o Valor dessa segunda-feira e lá está o mercado discordando da leitura do Banco Central sobre a ociosidade da economia e consequentemente sobre a trajetória futura da inflação medida pelo IPCA. O mercado alega que o Banco Central estaria mais otimista do que deveria a cerca da recuperação da economia, o que explicaria a decisão sobre a taxa básica de juros.

O interessante é que o próprio mercado estava mais otimista do que deveria um ano atrás sobre a trajetória da inflação nesse momento.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

Para ilustrar o argumento, eu dei uma olhada nos dados do boletim Focus, que serve de base para a nossa já tradicional postagem de segunda-feira.

A ideia aqui é comparar a expectativa 12 meses antes com a inflação de hoje. Será que o mercado se sai bem?

O gráfico traz a linha vermelha que representa a expectativa de inflação 12 meses atrás para a inflação de hoje. A linha verde escura, por seu turno, traz a inflação efetivamente observada. A área azul, por fim, traz o intervalo de projeções, representado pelas expectativas mínimas e máximas do boletim Focus.

Como se vê, a expectativa média do Focus era de uma inflação em declínio a essa altura, provavelmente fruto da tal ociosidade da economia. Os choques de alimentos e de combustíveis, sobre os quais falo mais amanhã no Comentário de Conjuntura, acabaram por gerar uma trajetória diferente para a inflação.

Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.

____________________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Análise de Criptomoedas com Python

Aprenda a estruturar um pipeline de dados financeiros com Python. Ensinamos a construção de um dashboard automatizado para coleta, tratamento e visualização de criptomoedas via API.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.