PIB pode cair até 11% em 2020

O IBGE divulgou na última sexta-feira o resultado do PIB no 1º trimestre de 2020. Como antecipado pelos indicadores de alta frequência, houve uma queda de 1,5% na margem, isto é, contra o 4º tri de 2019. Amanhã, no comentário de conjuntura semanal, eu vou divulgar a atualização do script de R para coleta, tratamento e visualização automatizada dos dados do PIB que utilizamos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. O script torna bem mais simples a tarefa de lidar com esses dados, que são importados para o R diretamente do SIDRA/IBGE com o pacote sidrar.

O resultado do PIB, diga-se, alterou levemente a média e a mediana das expectativas do boletim Focus. Em 22/05, a expectativa média era de crescimento de -5,92%, já em 29/05, houve uma deterioração adicional para -6,16%. Ao longo da semana, as instituições que compõem o Focus devem atualizar as expectativas.

Um ponto que me chamou atenção no boletim Focus divulgado hoje pela manhã é que o crescimento mínimo se manteve em -11%. O gráfico acima ilustra.

Ainda que seja cedo para dizer, pode ser o início de um consenso em torno do fundo do poço para a economia brasileira esse ano.

(*) Isso e muito mais você aprende em nossos Cursos de Macroeconomia Aplicada.

_________________


_________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Análise de Dados com REPL Tool e LLM usando LangGraph

Neste post, vamos mostrar como você pode criar um agente que interpreta e executa código Python em tempo real, utilizando o REPL-Tool e um LLM da família Gemini. Começamos com um exemplo genérico e, em seguida, aplicamos a mesma estrutura à análise econômica de uma série histórica do IPCA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.