Relatório #18 - Ibovespa e EWZ

A semana é bastante cheia na divulgação de indicadores. Amanhã, o Banco Central divulga a ata do COPOM, dando maiores detalhes sobre a decisão de continuar o aperto monetária nas próximas reuniões. Na quarta-feira, sai o IGP-M, índice importante para ver o comportamento da inflação no atacado. Na quarta também saem indicadores fiscais, como a relação Dívida/PIB.

Na quinta-feira, o Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação, que traz detalhes sobre as previsões do seu modelo de pequeno porte para a inflação.

Também na quinta-feira, saem os dados do desemprego da PNAD e, provavelmente, o CAGED.

No mercado financeiro, o índice Bovespa e o seu congênere no exterior, o EWZ, têm sofrido bastante ao longo do mês, dada a deterioração vista na China.  O EWZ é um fundo de investimento que replica um índice de ações brasileiras negociadas em Nova York, chamado iShares MSCI Brazil Capped, e tenta acompanhar o Ibovespa no Brasil. Por ser o principal ETF (Exchange Traded Funds) brasileiro, o EWZ é utilizado como uma espécie de termômetro da demanda internacional pelas ações brasileiras. No nosso Curso de R para o Mercado Financeiro, fazemos uma introdução à análise de dados voltada para dados financeiros.


# Carregar pacotes
library(tidyverse)
library(quantmod)
library(timetk)
library(scales)
library(tidyquant)
library(BatchGetSymbols)
library(ggcorrplot)
library(vars)
library(aod)

## Coleta de preços de ações
symbols = c('EWZ', '^BVSP')
prices = BatchGetSymbols(symbols,
first.date = '2016-01-02') %>%
reduce(inner_join) %>%
drop_na()

prices %>%
filter(ref.date > '2021-01-01') %>%
ggplot(aes(x=ref.date, y=price.close, colour=ticker))+
geom_line()+
facet_wrap(~ticker, scales='free')+
theme(legend.position = 'none')+
labs(x='', y='',
title='Índice Bovespa e EWZ',
caption='Fonte: analisemacro.com.br com dados do Yahoo Finance')

Ao longo da semana, vamos comentar aqui no Blog sobre os índices macroeconômicos, que contam com scripts do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são SLMs?

Assim como os LLMs, os Small Language Models (SLMs) são Modelos de Linguagem baseados em IA em versões mais compactas, projetados para funcionar com menos recursos computacionais, menor latência e maior privacidade. Neste exercício mostramos como usar estes modelos usando API's ou localmente através do Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.