Relatório #23 - Focus

Nas últimas semanas, temos presenciado a piora das expectativas de variáveis macroeconômicas no Brasil. Uma forma de observar isto é analisando e visualizando os resultados do boletim focus.

Semanalmente, o Banco Central do Brasil divulga o resumo das expectativas mercado de mais de uma centena de instituições que realizam as projeções de variáveis macroeconômicas. Podemos ver uma tabela-resumo abaixo.

Vemos que há a persistência do aumento da expectativa de inflação no ano de 2021, e consequentemente o aumento da SELIC. Há também a alta do câmbio e o PIB decrescendo.

Chegando perto do fim do ano de 2021, não há mais otimismo para a melhora deste quadro, visto o grave risco fiscal que percorre o país com a extensão do auxílio emergencial e o abandono do teto de gastos.

Com a última reunião do COPOM, ocorrida em 27/10/2021, a SELIC teve um aumento de 150 pontos-base, chegando a 7,75%. Com isso, tem-se visto a expectativa do mercado para a taxa básica de juros até o fim do ano aumentando significativamente em 9,25%.

Se comparado com 1 mês atrás, temos um aumento 100 pontos base na expectativa até o final do ano, provando que o Banco Central está sendo surpreendido com a inflação brasileira. Para 2022 o cenário se torna pior: a expectativa da SELIC volta para os dois dígitos, com 10,25%.

Vemos a escalada da expectativa de inflação do país no ano de 2021, chegando ao valor de 9,17%. Resta torcermos para que não chegue aos dois dígitos, e que em 2022 esteja dentro da meta.

O gráfico acima demonstra a correção do mercado em relação ao PIB de 2021 e 2022. A expectativa de crescimento da atividade no país tem caido ao longo do ano.

A expectativa do Câmbio também tem-se demonstrado negativo para o país. Aumentando cada vez mais ao longo do ano.

________________________

(*) Para entender mais sobre expectativas e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Simplificando análises de dados manuais do Excel usando o Python

Tratar e analisar dados no Excel pode ser um verdadeiro caos, mesmo que você precise fazer coisas simples como cruzar duas tabelas de dados. Uma solução melhor é o uso de scripts em Python, que possibilitam a automação de tarefas repetitivas e manuais. Neste artigo mostramos um exemplo simples, comparando o Excel versus Python.

Como automatizar o tratamento de dados feito no Excel usando o Python?

Segundo a pesquisa “State of Data Science”, profissionais de dados gastam 3 horas/dia (38% do tempo) apenas preparando os dados, antes mesmo de analisá-los. Neste artigo advogamos que este gasto de tempo pode ser drasticamente reduzido ao utilizar ferramentas open source, como Pandas e Python, para automatizar tarefas repetitivas que costumam ser feitas em Excel.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.