Relatório #24 - PIM-PF

No Relatório AM dessa semana, iremos comentar sobre o resultado da Pesquisa Industrial Mensal no mês de setembro, divulgadas pelo IBGE. Neste relatório, iremos visualizar as variações marginais, interanuais e acumuladas em 12 meses das três principais seções do índice, e também da atividade de indústria que acompanha a fabricação de veículos.

No mês, tem-se a queda da variação mensal nas três principais seções da indústria, como podemos observar na tabela a seguir.

Na variação mensal do índice, vê-se a lateralização na variação mensal da indústria geral, de transformação e da fabricação de veículos. Já a indústria extrativa apresenta mais volatilidade.

Em relação a variação contra o mesmo mês do ano anterior, a pesquisa, no mês de setembro, apresentou resultados negativos para a indústria geral (-3,88%) e indústria de transformação (-4,82%). A indústria extrativa configura variação positiva de 3,19%.

É possível notar a volatilidade da indústria extrativa através do gráfico, bem como os picos ocorridos no ano de 2021 devido ao congelamento da indústria, efeito da pandemia de coronavírus. Após a alta, a variação interanual vem decaindo ao longo do fim de 2021.

Em relação a variação interanual, vê-se a diferença da indústria extrativa em relação aos outros indicadores, que acumula o valor negativo de 0,75% no mês de setembro.

No gráfico, é possível visualizar que a indústria extrativa, diferente das outras atividades da indústria, não alcançou o valor positivo para a variação acumulada em 12 meses desde 2019, exceto para o primeiro mês daquele ano.

________________________

(*) Para entender mais sobre Produção Industrial e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de Tendência de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

Análise de Sentimento de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

Analisando o mercado acionário brasileiro com aprendizado não supervisionado no Python

Como identificar os fatores significativos que influenciam a variabilidade nos retornos de ações individuais? Como comparar esses fatores ao selecionar empresas de setores distintos? Neste artigo, aplicamos a Análise de Componentes Principais para examinar ações que compõem o índice bovespa, com o objetivo de identificar os fatores estatísticos relevantes. Usamos o Python como ferramenta para aplicar a análise.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.