Relatório AM #15 - Crédito

No Relatório AM dessa semana, vamos comentar sobre o setor de crédito. Como podemos ver nos gráficos abaixo, as concessões de crédito nos últimos anos contam a história recente da economia brasileira através da confiança que os credores têm no estado geral da economia, no caso das concessões livres. Essa medida, que de modo geral está em escala muito maior que o crédito direcionado, sofreu forte impacto com a crise de 2016, porém já estava em plena recuperação no começo de 2020. Com a incerteza causada pela pandemia, há um duro choque nas concessões, porém os dados indicam novamente a recuperação. Por outro lado, o crédito direcionado, que esteve em seu auge até 2015, não se recuperou da crise de 2016, aumentando apenas durante a pandemia, com a concessão de crédito sendo utilizada como um combate à recessão.

Outro efeito da crise de 2016 que pode ser observado é o recuo da participação do crédito privado no crédito total. Isso pode ser considerado indicativo de que, com o estouro da crise, os credores estavam sendo mais cautelosos frente à incerteza da economia, o que é corroborado pela diminuição do estoque de crédito entre seu pico em 2016 e 2019.

Para finalizar, visualizamos abaixo a pesquisa trimestral de condições de crédito. É interessante notar que os movimentos não são perfeitamente sincronizados com a tendência generalizada, com a oferta de crédito habitacional e para grandes empresas sendo desfavorecida logo no começo de 2015, enquanto que o crédito para consumo e para pequenas empresas (MPMEs) demorou a se retrair. Com a pandemia, todos os 4 tipos tiveram redução nas condições de oferta, e, apesar das últimas pesquisas apresentarem melhora, o patamar do final de 2019 não foi recuperado.

________________________

(*) Para entender mais sobre crédito e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.