Relatório #21 - Expectativa

Para o Relatório AM dessa semana, decidimos comentar um pouco sobre a trajetória das expectativas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas. Para iniciar, deixamos abaixo as expectativas iniciais para o IPCA:

A história é aquela já contada muitas vezes nos últimos meses: choques que já eram vistos no final do ano passado custam a se desfazer, como a escassez de componentes eletrônicos para automóveis e os preços de commodities, e a perspectiva é de que a política monetária tem se mantido um passo atrás da trajetória de inflação, aumentando a taxa de juros porém sem o fazer a um nível satisfatoriamente impactante para controlar os preços. Essa aparente desconfiança sobre o fim de tais choques - e sobre o comprometimento do BC - já contamina as expectativas do ano que vem, se elevando continuamente nas últimas semanas.

Simultaneamente, podemos ver abaixo que o juro real, que foi mantido em níveis baixos no pico da pandemia para tentar aquecer a economia, está agora se aproximando cada vez mais do juro neutro, apontando para uma perspectiva mais neutra do BC e em favor da estabilização dos preços.

O resultado dessa aproximação, em conjunto com uma série de fatores de instabilidade no país, é uma perspectiva negativa para o ano que vem. Enquanto o PIB para esse ano possui expectativas favoráveis - muito por conta de uma comparação com um 2020 péssimo -, 2022 já aponta para apenas cerca de 1.5% de crescimento.

________________________

(*) Para entender mais sobre conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista Financeiro com LangGraph e Dados da CVM

Este post apresenta a construção de um sistema multiagente para análise financeira automatizada com LangGraph. A partir dos dados das demonstrações contábeis da CVM, mostramos como agentes especializados podem interpretar perguntas, consultar bancos de dados e gerar análises financeiras, simulando o trabalho de um analista.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.