Relatório AM #7 - Núcleos de inflação

No nosso Relatório AM de hoje, vamos comentar um pouco sobre o cenário atual da produção industrial, e também discutir a trajetória do IPCA-15. Abaixo, apresentamos a variação mensal da produção industrial, separada em 3 fatores: indústria geral, extrativa e de transformação.

Podemos ver que a indústria geral terminou o ano passado em crescimento, porém passou por uma estagnação desde então. Isso pode ser explicado por diversos fatores, porém dois que podemos destacar aqui são as novas medidas de restrição impostas com a onda de casos entre fevereiro e março, e a escalada dos preços de commodities e insumos da produção industrial. Esse segundo efeito se apresenta na separação das indústrias: enquanto a extrativista tem aumento de produção, incentivado pelos preços de seus produtos, a de transformação tem queda, pois incorre em custos mais altos. Apesar disso, as indústrias de transformação têm variação acumulada positiva, enquanto a extrativa negativa, pois já estava em queda forte antes do começo da pandemia:

 

O resultado agregado é então de que temos uma variação interanual extremamente positiva para a indústria de transformação, e razoável para a extrativa, porém apenas a primeira apresenta crescimento real.

Para finalizar, mostramos abaixo o nível atual da inflação IPCA-15, com observações do mês de junho. Como podemos ver, a inflação ainda está sofrendo pressão para cima, continuando persistentemente acima da meta.

________________________

(*) Para entender mais sobre inflação e análise de conjuntura econômica, confira nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R - Versão 5.0.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.