Sexta-feira negra para a economia brasileira

Hoje saíram três indicadores que mostram como a economia brasileira está numa situação difícil. O IBC-Br, indicador de nível de atividade do Banco Central, apresentou queda em todas as métricas. No acumulado em 12 meses, mostra queda pelo sexto mês consecutivo. Apesar disso, dessa falta de ânimo da atividade, a inflação mostra vigor acima de qualquer expectativa. O IPCA-15 acusou variação de 0,99% em junho e de 8,8% no acumulado em 12 meses. Valores bem acima do esperado pelo mercado. Uma estagflação clássica que tem seus efeitos sobre o mercado de trabalho: o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do ministério do trabalho veio negativo em 115.599 postos de trabalho.

grafico1

Ao dessazonalizarmos o saldo do CAGED, observa-se que a queda foi ainda maior: de mais de 170 mil postos de trabalho.

grafico2

Uma outra forma de ver a situação ruim da economia brasileira é comparar os salários dos admitidos com os dos demitidos. Quanto menor a razão, menor o poder de barganha do trabalhador.

grafico3

Foi uma sexta-feira negra, leitor, com uma seleção completa de indicadores ruins da situação econômica do país... 🙁

Update: gráfico com a média móvel de 12 meses do saldo entre admitidos e demitidos dos diferentes setores da economia.

grafico4

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.