Desvalorização do câmbio tem efeito sobre os preços?

figura1Uma questão interessante (e difícil) de se avaliar na conjuntura macroeconômica é o efeito de uma variação brusca no câmbio sobre os preços. O tal "pass-through", como é conhecido na literatura. Uma das formas mais simples de se avaliar o pass-through é estimar uma Curva de Phillips, que tenha um componente cambial: o coeficiente dá o repasse de uma variação cambial para os preços. Uma forma mais elaborada (e mais realista)  de verificar esse repasse é construir uma "cadeia" de repasse, colocando câmbio, preços no atacado e preços no varejo, nessa ordem, por exemplo, para avaliar o quanto uma variação do câmbio afeta diferentes grupos de preços. Isto porque, parece intuitivo que oscilações na taxa de câmbio afetam primeiro bens que tenham seus preços influenciados diretamente pelo cenário externo, como commodities, por exemplo. Somente depois, é que o aumento da taxa de câmbio influencia bens em fases finais de processamento. O caso do trigo e do pão francês é o mais citado. O trigo sofre influência direta do que acontece no exterior, por ser cotado em bolsa, e também por ser importado, ao menos uma boa parte; logo uma variação no câmbio lhe afeta diretamente . O pão francês, por sua ordem, tem o trigo como um dos seus ingredientes, logo se o trigo aumenta pela oscilação do câmbio, o pão francês aumentará também, ainda que em proporção menor.  Para verificar essa "cadeia de causalidade", eu fiz um exercício bem simples recentemente, utilizando Vetores Auto-Regressivos (VAR). Para quem se interessar é só clicar aqui.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.