Impacto do reajuste de energia elétrica no IPCA de abril

reajusteEssa meus amigos de Minas não vão gostar muito, mas vamos lá. Uma das incertezas para a previsão do IPCA de abril era a amplitude do impacto dos reajustes de energia elétrica aprovados pela ANEEL. A previsão que eu fiz era de variação do índice de 0,78%, com +-0,13 p.p. de incerteza, como pode ser visto no post ai embaixo - e que estava em linha com as demais consultorias. Nesse cálculo estava contabilizado um impacto de 0,08 pontos percentuais vindo dos reajustes de energia elétrica, de acordo com os dias em que foram aprovados. O IPCA de abril foi de 0,67%, com impacto de 0,04 pontos percentuais dos reajustes de energia elétrica. A empresa que mais conseguiu repassar o reajuste foi a Cemig, de Minas Gerais, como pode ser vista nessa tabelinha ai. Ela teve autorização de reajustar as tarifas residenciais em 14,24%, a partir de 08/04. A variação mensal do subitem energia elétrica em Belo Horizonte foi de 12,03%, bem próximo do reajuste concedido. Sabe-se que o repasse para o consumidor desse tipo de aumento é quase sempre integral e o tempo depende apenas da eficiência da empresa em questão. Desse modo, parece que a Cemig fez jus à fama. Na segunda-feira eu publico uma análise mais apurada do índice divulgado hoje.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como planejar um pipeline de previsão macroeconômica: da coleta ao dashboard

Montar um pipeline de previsão macroeconômica não é apenas uma tarefa técnica — é um exercício de integração entre dados, modelos e automação. Neste post, apresento uma visão geral de como estruturar esse processo de ponta a ponta, da coleta de dados até a construção de um dashboard interativo, que exibe previsões automatizadas de inflação, câmbio, PIB e taxa Selic.

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.