Impacto dos reajustes de energia elétrica na Inflação

energiaeletricaO mês de abril está sendo marcado pelo reajuste de tarifas de energia elétrica por todo o país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou até o dia 17/04 o reajuste para 13 distribuidoras. O montante envolve 27 milhões de unidades consumidoras e 2.205 municípios. Ao longo dos próximos dias e meses devem ocorrer novos aumentos para outras distribuidoras. O reajuste médio, para os clientes residenciais, ficou em 17,30%. Para as cidades que fazem parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o reajuste ficou em 14,73%. Desse modo, o impacto máximo sobre o índice é de até 0,24 pontos percentuais, de acordo com a soma dos reajustes locais, ponderados pelo peso da energia elétrica na região metropolitana e pelo peso da região no IPCA. Nesse cálculo simples está implícito o repasse integral para o consumidor do reajuste nas tarifas para residência. O repasse dos reajustes no mercado cativo, que inclui consumidores industriais, depende da ociosidade de cada setor. Conforme novos reajustes forem anunciados, a tabela acima será atualizada e o impacto verificado.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.