IPCA 2011 cravado em 6,5%.

O IPCA fechou dezembro em 0,5%, tudo o que era necessária para terminar 2011 em 6,5% - o limite máximo possível para o Banco Central cumprir a meta de inflação. Assim, o presidente Tombini respira aliviado por não ter de mandar uma carta de justificativa ao Ministro da Fazenda logo em seu primeiro ano de mandato. O fato é que a inflação acumulada em 12 meses está em recuo - como pode ser visto no gráfico abaixo - após atingir 7,31% em set/11, maior valor desde maio/05. Isso graças ao efeito defasado da política monetária macroprudencial e convencional, adotadas desde dezembro do ano passado, que têm agido diretamente sobre o nível de atividade - vide o post abaixo.

Dentro do IPCA, destaque para cinco grupos: Despesas Pessoais [8,61%], Vestuário [8,27%], Educação [8,06%], Alimentos e bebidas [7,18%] e Habitação [6,75%]. Juntos, esses grupos representaram 61,15% [em média] do IPCA em 2011. No gráfico abaixo o acumulado em todos os nove grupos principais do índice.

No grupo Alimentos e Bebidas, o maior peso isolado do índice [23,4%], destaque para Alimentação fora do domicílio, com alta de 10,49% em 2011, influência direta tanto de fatores de demanda quanto de oferta. Naquela, aumento da renda real, neste escassez de mão-de-obra e aumento de custos de aluguel, por exemplo. A projeção do Banco Central no cenário de referência é terminar 2012 com inflação girando em 4,7%. Já no cenário de mercado, 4,8%. Com todos os condicionantes expostos no post abaixo, será que dá?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.