IPCA 2011 cravado em 6,5%.

O IPCA fechou dezembro em 0,5%, tudo o que era necessária para terminar 2011 em 6,5% - o limite máximo possível para o Banco Central cumprir a meta de inflação. Assim, o presidente Tombini respira aliviado por não ter de mandar uma carta de justificativa ao Ministro da Fazenda logo em seu primeiro ano de mandato. O fato é que a inflação acumulada em 12 meses está em recuo - como pode ser visto no gráfico abaixo - após atingir 7,31% em set/11, maior valor desde maio/05. Isso graças ao efeito defasado da política monetária macroprudencial e convencional, adotadas desde dezembro do ano passado, que têm agido diretamente sobre o nível de atividade - vide o post abaixo.

Dentro do IPCA, destaque para cinco grupos: Despesas Pessoais [8,61%], Vestuário [8,27%], Educação [8,06%], Alimentos e bebidas [7,18%] e Habitação [6,75%]. Juntos, esses grupos representaram 61,15% [em média] do IPCA em 2011. No gráfico abaixo o acumulado em todos os nove grupos principais do índice.

No grupo Alimentos e Bebidas, o maior peso isolado do índice [23,4%], destaque para Alimentação fora do domicílio, com alta de 10,49% em 2011, influência direta tanto de fatores de demanda quanto de oferta. Naquela, aumento da renda real, neste escassez de mão-de-obra e aumento de custos de aluguel, por exemplo. A projeção do Banco Central no cenário de referência é terminar 2012 com inflação girando em 4,7%. Já no cenário de mercado, 4,8%. Com todos os condicionantes expostos no post abaixo, será que dá?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.